Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Congresso derruba veto do governo às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo

Jair Bolsonaro havia vetado projetos de ajuda ao setor da cultura no pós pandemia

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 jul 2022, 21h46 - Publicado em 5 jul 2022, 21h14

Deputados e senadores derrubaram na noite desta terça, durante sessão conjunta do Congresso Nacional, o veto do presidente Jair Bolsonaro às leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, de fomento à cultura no período pós pandemia de Covid-19.

Aprovada na Câmara e no Senado no início deste ano, a lei Aldir Blanc 2 prevê uma política permanente de repasses anuais de 3 bilhões de reais em recursos para que estados e municípios invistam no setor, em produções como exposições, festas populares, feiras, espetáculos, prêmios e bolsas artísticas.

Já a lei Paulo Gustavo, também aprovada nas duas casas legislativas, determina o repasse emergencial de 3,8 bilhões do superávit do Fundo Nacional de Cultura para o fomento de produções culturais e ajuda a entidades artísticas impactadas pela crise sanitária.

O governo alegou falta de espaço fiscal para as medidas e vetou as duas, a despeito da votação por maioria em ambas as casas legislativas. A derrubada dos vetos, que ganhou força na última semana por conta da mobilização da classe artística nas redes e em Brasília, só foi possível depois de um amplo acordo entre os partidos e a liderança do governo no Congresso.

Os parlamentares decidiram votar os vetos em blocos e negociaram quais seriam acatados e quais seriam de fato derrubados. Apenas o partido Novo se opôs à forma como transcorreram os trabalhos.

Continua após a publicidade

“Presidente, estou transbordando de alegria”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), logo depois de a primeira lei ter seu veto derrubado.

O placar para a derrubada dos vetos do bloco que incluiu a lei Aldir Blanc foi de 414 contra 39 na Câmara e de 69 a zero no Senado. Já o resultado para a derrubada dos vetos da lista que continha a lei Paulo Gustavo foi de 356 a 36 na Câmara e de 66 a zero no Senado. 

Tanto Paulo Gustavo quanto Aldir Blanc morreram em decorrência de complicações da Covid-19. As leis foram criadas para reestruturar o setor que foi muito impactado pela paralisação das atividades sociais provocada pela pandemia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.