Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Como será a viagem de Lula à Rússia e o primeiro encontro com Putin

O presidente vai participar da cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia, na semana que vem, entre os dias 22 e 24

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 out 2024, 06h23 - Publicado em 15 out 2024, 06h01

O presidente Lula vai viajar à Rússia na semana que vem para participar da 16ª Cúpula do Brics, que acontecerá em Kazan. Já no primeiro dia da viagem, ele deverá participar de um jantar oferecido por Vladimir Putin, no que será o primeiro encontro dos dois neste terceiro mandato do brasileiro.

De acordo com a agenda oficial disponibilizada pelo Palácio do Planalto, os dois já conversaram quatro vezes por telefone — duas no ano passado, em maio e outubro, e duas nesse ano, em junho e setembro.

Por conta da invasão na Ucrânia, Putin foi acusado de crimes de guerra e teve um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional, em março do ano passado. Desde então, o líder russo tem evitado viajar para os países signatários do Estatuto de Roma, que são obrigados a cumprir a ordem. Por isso, ainda não encontrou Lula.

Esta será a primeira cúpula do Brics com a participação dos cinco novos membros que ingressaram no bloco este ano: Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. Até o ano passado, o grupo era formado apenas por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

No dia 23, haverá sessões plenárias dos membros e um jantar com os convidados que participarão das atividades do dia seguinte, para o qual foram convidados, pela presidência russa, cerca de 30 países e organizações internacionais.

Continua após a publicidade

Segundo o embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, o presidente terá agendas bilaterais com alguns presentes em Kazan.

Durante a cúpula, serão discutidos temas globais como a crise do Oriente Médio, operação política e financeira dentro do bloco. Os integrantes também receberão relatórios sobre os trabalhos do Novo Banco de Desenvolvimento, presidido por Dilma Rousseff, do Conselho Empresarial do Brics e da Aliança Empresarial das Mulheres.

O Brasil assumirá a presidência do Brics em 1º de janeiro do ano que vem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.