Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ciro Gomes se une a Bolsonaro na crítica aos lucros da Petrobras

Presidenciável do PDT quer limitar lucro da petroleira e mudar política de preços para reduzir o valor dos combustíveis

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 mar 2022, 10h52 - Publicado em 9 mar 2022, 10h47

Ciro Gomes voltou a atacar nesta quarta a margem de lucro da Petrobras e a política de preços dos combustíveis da companhia que leva em conta o valor do barril de petróleo no mercado internacional e as variações do dólar em relação ao real. Rival de Jair Bolsonaro na campanha presidencial deste ano, Ciro tem, neste ponto, discurso convergente com o do presidente, que já reclamou dos altos ganhos da Petrobras e disse que a empresa teria um papel social a ser desempenhado.

Três anos depois de ser eleito com a promessa de imprimir uma gestão liberal, o governo de Bolsonaro sofre quedas de popularidade em razão da disparada dos combustíveis e agora busca uma forma de mudar o cenário sem ser considerado intervencionista na economia e desagradar o mercado.

Ciro disse em entrevista à rádio Sarandi AM, do Rio Grande do Sul, que no primeiro dia de um eventual mandato seu ele convocará o Conselho de Administração da Petrobras para mudar a política de preços e extinguir a chamada paridade internacional com o barril. Segundo o pedetista, ela só faria sentido se o país não fosse produtor de petróleo e se a Petrobras não detivesse praticamente o monopólio da venda de combustíveis no mercado interno.

O presidenciável disse que a empresa deveria ter uma margem de lucro limitada a 6,5%, o que seria, de acordo com ele, em linha com outras companhias do ramo no mundo. Ele critica a distribuição de dividendos e lucros para os acionistas da Petrobras enquanto o brasileiro paga valores recordes para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha.

“A Petrobras está tendo lucro de 38% espoliando o povo brasileiro e, pior, distribuiu 101 bilhões de reais de lucro para os acionistas minoritários, que são os banqueiros no Brasil e no estrangeiro. Essa é a mamata que eu vou acabar no primeiro dia do meu governo”, disse Ciro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.