Castro vai a Lula por verbas para presídio de segurança máxima no Rio
Governador reeleito pediu reunião com petista antes da posse em 1º de janeiro

Na conversa por telefone que teve com Lula logo após o segundo turno, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), pediu uma reunião com o petista antes da posse em 1º de janeiro. O Radar mostrou na semana passada que o governador reeleito tem uma lista de assuntos na área econômica que gostaria de tratar com o presidente eleito, como a retomada da indústria naval e a conclusão da usina de Angra 3.
Um interlocutor de Castro contou à coluna que ele fará um pedido também na área da Segurança Pública. O governador pedirá recursos do Depen para a construção de uma nova cadeia de segurança máxima no Estado, com capacidade para 300 detentos, além de investimentos para a ampliação do sistema prisional em mais 16.000 vagas.
Dentro do próprio governo há o entendimento de que a cadeia Laércio Pelegrino, também conhecida como Bangu 1, no Complexo de Gericinó, não atende mais à demanda de carceragem de segurança máxima do Rio. A ideia é que a nova cadeia seja administrada pelo governo do Estado, mas seja construída nos moldes da Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.