Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Câmara tem mais de 350 projetos sobre armas em tramitação

Deputados de SP e RJ são os que mais tratam do tema em proposições — que vão desde flexibilização do porte até aumento da fiscalização de equipamentos

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jan 2022, 12h30

Com um saldo de 244 projetos aprovados em Plenário em 2021 — dos mais variados temas –, a Câmara dos Deputados deverá debruçar-se, ao longo deste novo ano, sobre propostas envolvendo a legislação de armas.

Há em tramitação 366 proposições de lei que tratam do assunto. Parlamentares de São Paulo e do Rio de Janeiro encabeçam as discussões: a cada três propostas sobre armas, ao menos uma é de autoria de deputados de um ou de outro estado.

Alexandre Frota (PSDB-SP), por exemplo, é responsável por dois projetos que tratam da restrição do uso ou da veiculação de armas de fogo. O PL 2 890 proíbe a aquisição, posse ou porte a quem cometa crimes de violência contra a mulher, e o PL 4 180, por sua vez, proíbe propaganda sobre a venda dos equipamentos.

Do total de matérias em tramitação, grande parte busca fazer alterações no Sistema Nacional de Armas, seja para flexibilizar as normas ou impor mais rigor à sua atuação. Entre as competências do Sinarm estão disposições sobre registro, posse, comercialização e crimes envolvendo armas de fogo e munição.

A deputada Caroline de Toni (PSL-SC), por exemplo, apresentou no último ano um projeto para permitir o livre porte para integrantes de clubes de tiro esportivo, caçadores e colecionadores.

Já o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) é autor de proposta que visa aumentar a fiscalização sobre o acervo de lojas de produtos controlados, de clubes, colecionadores, caçadores e atiradores e de empresas de segurança privada, bem como sobre o registro e porte para esse público.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.