Botafogo versus botafoguense
O Botafogo terá que abrir seu combalido cofre por ter passado a perna em um dos seus ilustres torcedores. O roteirista da TV Globo e cartunista Ique ganhou uma ação contra o clube por violação do direito autoral. Durante a gestão Bebeto de Freitas, Ique começou a negociar com o Botafogo a produção de uma […]
O Botafogo terá que abrir seu combalido cofre por ter passado a perna em um dos seus ilustres torcedores. O roteirista da TV Globo e cartunista Ique ganhou uma ação contra o clube por violação do direito autoral.
Durante a gestão Bebeto de Freitas, Ique começou a negociar com o Botafogo a produção de uma linha de produtos para crianças, idealizada e desenhada por ele. Com as conversas adiantadas, Ique enviou alguns de seus esboços para a diretoria da época. As negociações esfriaram.
Eis que, anos depois, um amigo de Ique passou na loja oficial do clube e encontrou diversos produtos, com selos oficiais do Botafogo, a arte e a assinatura de Ique.
Resumo: a atual diretoria alvinegra foi obrigada pela Justiça a ressarci-lo em cerca de 200 000 reais, segundo os cálculos do advogado do cartunista (incluindo o valor da indenização e as custas do processo).
Explica Ique:
– Eu errei em ter negociado com o Botafogo como torcedor, não como profissional. Pelo que já havia sido acordado, eu só começaria a receber anos após os produtos estarem à venda. Mas eu continuo sendo Botafogo para caramba, indo aos jogos e torcendo como nunca.