Black Friday colabora com alta de 7,6% no comércio nacional em novembro
Dados do Itaú Unibanco apontam que extensão das ofertas pelo mês todo beneficiaram diversos setores, como o de automóveis, camionetas e utilitários
A Black Friday em 2025 está marcada para o dia 28 de novembro. Neste ano, contudo, as ofertas estão se estendendo pelo mês inteiro, o que contribuiu para o impulsionamento do comércio nacional em diversos setores, segundo dados do Itaú Unibanco.
Conforme o levantamento, as ofertas antecipadas já contribuíram para impulsionar o consumo em todo o Brasil na primeira quinzena do mês, com um crescimento de 7,6% nas vendas realizadas no país entre os dias 2 e 15, quando comparado com o mesmo período no ano passado (3 e 16 de novembro).
Os números consideram as vendas realizadas via adquirência, pelas “Laranjinhas” (cartões de débito e crédito), Pix QR Code e Pix Transferência, feitas de pessoa física para pessoa jurídica, tanto no e-commerce (vendas via internet) quanto presencialmente.
Entre os setores que mais se beneficiaram com a data, de acordo com o Itaú Unibanco, estão o de automóveis, camionetas e utilitários, com alta de 22,4%, serviços de reservas ligadas ao turismo, com acréscimo de 16,9%, atacadistas, representando alta de 14,2%, e transporte aéreo, alcançando um aumento de 8,5% no período analisado.
A falta que faz o Ensino Superior aos maiores influenciadores do Brasil
A reunião de Moraes com o comandante do Exército sobre a prisão de Bolsonaro
A estreia de Fafá de Belém no TSE da ministra Cármen Lúcia
A resposta de Janja para o chanceler alemão que criticou Belém
A revolta de evangélicos contra presente da China ao Brasil na COP30







