BC informa vazamento de dados pessoais em Pix do 99Pay
Sem a divulgação de informações sensíveis, episódio deve ter “baixo impacto potencial para usuários”

Dados pessoais vinculados a chaves Pix do 99Pay foram expostos por falhas em sistemas da instituição de pagamentos, informou o Banco Central. De acordo com o comunicado, não foram vazadas informações sensíveis como senhas, saldos, movimentações e transações financeiras.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz o BC, em nota.
A autarquia alerta que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos pelo “incidente” serão notificadas apenas por meio de aplicativo ou internet banking. O Banco Central, nem as instituições participantes, vão se comunicar por telefone, SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens.
De acordo com o BC, o episódio tem “baixo impacto potencial para os usuários” e foi comunicado “à vista do compromisso com a transparência”. Os detalhes do caso são apurados e sanções podem ser aplicadas.
“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Em nota enviada ao Radar, a 99Pay diz que os clientes afetados “representam 0,0003% da sua base” de usuários e já foram contatados.
Confira a íntegra da nota da 99Pay:
A 99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo.
A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição financeira.
A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível