Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Barroso defende reserva de cadeiras para candidatas mulheres

Em reunião com a deputada Renata Abreu (Podemos-SP), relatora da reforma política, presidente do TSE sugeriu aumento progressivo nas vagas para elas

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 jun 2021, 12h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • PREOCUPAÇÃO - Barroso, presidente do TSE: “A vida vai ficar bem pior” -
    Barroso: “As mulheres são mais de 50% do eleitorado brasileiro, mas só há 15% delas no Congresso Nacional. É preciso mudar esse quadro. Não apenas por uma questão de justiça de gênero, mas também pelo fato de que as mulheres agregam valor específico à vida pública” (Antonio Augusto/Ascom/TSE)

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, recebeu nesta terça-feira (22) a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), relatora da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/2011, que trata da reforma eleitoral.

    Durante a reunião, Barroso defendeu a manutenção da cota de gênero de 30% para candidaturas femininas, nas eleições para o Legislativo, e a criação adicional de reserva de pelo menos 20% das cadeiras para mulheres, a ser progressivamente elevado. Para ele, o ideal é que o Brasil atinja a paridade de gênero.

    “As mulheres são mais de 50% do eleitorado brasileiro, mas só há 15% delas no Congresso Nacional. É preciso mudar esse quadro. Não apenas por uma questão de justiça de gênero, mas também pelo fato de que as mulheres agregam valor específico à vida pública”, disse.

    Barroso lembrou que na recente eleição para a Assembleia Constituinte no Chile, 50% das vagas foram reservadas para mulheres. No México, onde esteve recentemente como observador das eleições parlamentares, Barroso constatou que as chapas têm que ser paritárias: metade dos candidatos de cada sexo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.