Bancada do Novo vai cobrar ministro de Lula sobre caso Starlink na Anatel
Parlamentares apresentaram medidas no Congresso para que o governo explique a demora na liberação da expansão de serviços da companhia no país

Na edição de VEJA que está nas bancas, o Radar mostra como a demora da Anatel em liberar a expansão de negócios da Starlink no Brasil trouxe ao país um dos principais executivos da companhia de Elon Musk.
Nesta terça, um grupo de cinco parlamentares da bancada do Novo no Congresso decidiu propor requerimentos para cobrar explicações do governo sobre o tema.
“A demora da Anatel para autorizar a expansão da Starlink no Brasil não é mera burocracia, há indícios claros de interferência política. A Anatel e o governo Lula precisam dar explicações urgentes e garantir que a agência atue com plena transparência e imparcialidade”, diz Marcel van Hattem (Novo-RS).
Além de Marcel, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e os deputados Gilson Marques (Novo-SC), Adriana Ventura (Novo-SP) e Ricardo Salles (Novo-SP) assinam os pediso, que ainda precisam ser aprovados no Legislativo até chegarem ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
“Queremos saber do ministério se essa trava e se essa demora na análise do processo tem alguma relação com as críticas de Elon Musk ao governo Lula e a briga pessoal que o ministro Moraes trava com ele”, diz o senador Girão.
A Starlink, que opera no Brasil desde 2022, busca aumentar o número de satélites em baixa órbita, além de adicionar novas faixas de radiofrequência da Banda E. A expansão serve para atender à crescente demanda por conectividade em regiões remotas e implementar serviços de segunda geração, como maior velocidade e comunicação direta com dispositivos móveis.