Um estudo inédito do Itaú BBA mostra que, dos 12 maiores clubes brasileiros, apenas três tiveram ocupação acima de 50% nos estádios onde foram mandantes em jogos no Brasileirão em 2015.
O Corinthians foi quem mais conseguiu atrair torcedores, com ocupação média de 72%. Na sequência vem o Atlético Minério, com média de 57% no Mineirão, e o Santos, com 54% na Vila Belmiro.
De acordo com a “Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol Brasileiros – Pré-Temporada 2016″, apesar do aumento dos preços dos tíquetes, a renda com a venda de ingressos nos estádios brasileiros caiu 1% em 2015 frente ao ano anterior, para 620 milhões de reais.
A média de público por jogo aumentou 2% para 16,7 mil, enquanto o preço médio dos ingressos subiu 7%, para 37,06 reais. Em 2006, quando começou o estudo, o tíquete médio era de 11,43 reais (ou 19,63 reais, corrigidos pela inflação) e a média de público era de 12,4 mil.