PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Área sob alertas de desmatamento na Amazônia cai 45,7% em um ano

Já o Cerrado teve aumento de 9% no mesmo período, de agosto de 2023 a julho de 2024

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 ago 2024, 18h50

Os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovação informaram nesta quarta-feira que o desmatamento na Amazônia caiu 45,7% em um ano, de agosto de 2023 a julho de 2024, segundo dados do sistema Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Segundo o governo, trata-se da maior queda proporcional já registrada para o período e a área sob alertas (4.314,76 km²) é a menor da série histórica iniciada em 2016.

No Cerrado, no entanto, houve aumento de 9% no mesmo período (7.015 km²) — e 53 municípios (4% do total do bioma) concentraram metade dos alertas de desmatamento no período.

O resultado do Deter é um indicativo de tendência da taxa anual de desmatamento, medida sempre de agosto a julho por outro sistema do Inpe, o Prodes, que usa imagens de satélites mais precisas.

Amazônia

Nos 12 meses considerados pelas pastas, foi registrada queda no desmatamento em cinco dos nove estados Amazônia Legal: Rondônia (63%); Amazonas (58%); Acre (54%); Mato Grosso (52%); e Pará (47,7%).

Continua após a publicidade

Nas Unidades de Conservação da Amazônia houve queda de 67%, e nas Terras Indígenas, de 50%, no mesmo período.

Apenas no mês de julho deste ano foram registrados 666 km² sob alertas de desmatamento na Amazônia, uma alta de 33% em relação ao mesmo mês do ano passado (500 km²), após uma queda de 55% em relação a julho de 2022 (1.487 km²), último ano do governo anterior.

Cerrado

Os quatro estados do chamado Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) concentraram 75% da área sob alertas de desmatamento no Cerrado. Destes, apenas a Bahia registrou queda de agosto de 2023 a julho de 2024, de 52,4%. Houve aumento de 58,6% no Tocantins; 31% no Maranhão; e 14,7% no Piauí.

Continua após a publicidade

O governo destacou que os números do Deter apontam reversão de desmatamento nos últimos quatro meses, com queda de 24,8% de abril a julho na comparação com o mesmo quadrimestre de 2023. Só em julho, foram registrados 444 km² de área sob alerta, uma queda de 26,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os ministérios apontaram que esse resultado coincide com o lançamento, em novembro passado, do novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento no Cerrado.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.