Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Anistia a partidos une petistas e bolsonaristas e tenta driblar o TSE

Siglas querem mudar a Constituição para escapar de multas milionárias na Justiça Eleitoral e ressuscitar a doação de empresas

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 Maio 2023, 14h33 - Publicado em 17 Maio 2023, 08h30

O Radar mostrou mais cedo que os deputados que integram a CCJ da Câmara aprovaram nesta terça a constitucionalidade da PEC que anistia diferentes irregularidades cometidas por partidos políticos. A prestação de contas das siglas, como se sabe, é submetida ao TSE, que impõe as punições.

Sem qualquer cerimônia, no entanto, os partidos se uniram — incluindo petistas e bolsonaristas — para mudar a Constituição e, com isso, se livrar dos próprios atos irregulares que cometeram e que implicariam o pagamento de milhões de reais em multas.

Um dos artigos ainda ressuscita, em versão limitada, a doação de empresas às agremiações políticas, ao permitir que os partidos arrecadem dinheiro de pessoas jurídicas para quitar dívidas com fornecedores contraídas ou assumidas até agosto de 2015 — mês imediatamente anterior ao da proibição pelo STF do financiamento empresarial de campanhas.

O argumento de quem defende esse trecho é que, como essas dívidas surgiram quando a doação por empresas era legal, os partidos poderiam recorrer ao mesmo tipo de dinheiro para pagá-las agora.

Na reunião desta terça, apenas dez deputados votaram contra a matéria na CCJ. Outros 45 deputados seguiram ordens dos partidos para avançar com a matéria polêmica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.