Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Alerj vai votar projeto para derrubar decreto que reduziu ICMS na gasolina

Em julho, o governador do Rio determinou a queda da alíquota do imposto estadual, de 31% para 18%, sobre os combustíveis

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 nov 2022, 12h04 - Publicado em 15 nov 2022, 12h01

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pautou para a próxima quinta-feira a discussão sobre a derrubada ou não do decreto do governador Cláudio Castro que reduziu o ICMS sobre a gasolina no Estado.

O decreto foi editado em julho, pouco depois de o governo de Jair Bolsonaro aprovar no Congresso uma lei que limitou o imposto estadual sobre energia, combustíveis, transportes e telecomunicações. A redução do imposto foi a forma que a Bolsonaro encontrou de reduzir o preço dos combustíveis às vésperas da eleição.

No Rio, a alíquota do ICMS da gasolina baixou de 32% para 18%. Em julho, o governador estimou perdas de receita de 3,9 bilhões de reais até o fim deste ano. Estudo feito pela Alerj indicou que a queda na arrecadação chegou a 9,2 bilhões de reais nos 12 meses encerrados em outubro passado, em termos nominais.

Deputados temem dificuldades financeiras para o Estado manter os compromissos do Regime de Recuperação Fiscal do governo federal se a questão não for equacionada. O presidente da Alerj, André Ceciliano, disse que, passado o período eleitoral, seria a hora de discutir o decreto, que ele considera inconstitucional.

Não é certo que a queda do ICMS será revertida por completo. A discussão foi pautada para esta quinta e será aberto prazo para apresentação de emendas. A ideia é que os deputados tentem calibrar uma proposta que não gere tantas perdas de receita.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.