Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A vitória de Campos Neto no STF contra o Planalto

Dias Toffoli acatou pedido da defesa do chefe do BC para trancar investigações abertas pela Comissão de Ética da Presidência no governo Lula

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 set 2024, 09h00

Escolhido como grande inimigo do petismo no governo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tornou-se alvo de três procedimentos administrativos abertos pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Os casos investigavam o chefe do BC pela propriedade de offshore no exterior. Os fatos foram revelados em 2021 e, depois de investigados, arquivados pela PGR. Apesar disso, no início do governo Lula as investigações foram retomadas pela Comissão de Ética no Planalto.

A pedido da defesa de Campos Neto, o ministro Dias Toffoli decidiu arquivar os casos nesta semana, acatando argumento dos advogados do chefe do BC de que o caso já havia sido investigado e arquivado pela PGR — e que não caberia nova investigação.

“Percebe-se, com toda nitidez, que a PGR, ao analisar os mesmos fatos, concluiu pela inexistência de razões para se instaurar um procedimento investigatório, uma vez que concluiu pela ausência de infração penal ou de qualquer indicativo idôneo de sua existência, motivo pelo qual determinou o arquivamento da notícia de fato (…) mostra-se necessário o trancamento dos procedimentos administrativos“, diz Toffoli no despacho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.