Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A queda de braço de governadores bolsonaristas com Lula por privatizações

Governadores de Minas e SP reagem a manifestação de ministro contrária a desestatização da Ceagesp e do Cesa

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jan 2023, 15h31 - Publicado em 23 jan 2023, 15h30

Aliados de Jair Bolsonaro, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Minas, Romeu Zema, têm mais em comum. Ambos gostariam que as companhias públicas de abastecimento, instalações federais que funcionam nos Estados, fossem privatizadas. O governo Lula, porém, dá sinais de que não tem o mesmo entendimento.

O plano do governo de São Paulo é transformar os galpões da Ceagesp em um polo de inovação e tecnologia pela proximidade geográfica à USP. Os armazéns de frutas e verduras seriam realocados para o entorno do RodoAnel. 

“Nós vamos demonstrar as vantagens do processo de privatização. As vantagens, inclusive, com a entrada de recursos, para o efeito de você ter uma série de melhorias e obras sem sangrar o caixa. Esse é o nosso critério e aí são duas escolas. Mas não é confronto, é conversa”, disse ao Radar o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.

Já a CeasaMinas, de concessão onerosa de uso do Mercado Livre do Produtor, foi incluída em 2019 no Plano Nacional de Desestatização, mas com a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e mudanças na política de alimentos, a privatização é repensada. Ao Radar, o governo estadual afirmou que a estrutura física não recebe melhorias há 20 anos. 

“O Governo de Minas respeita a decisão do Governo Federal em adiar o cronograma, mas aguarda a retomada do processo o mais breve possível, por considerar a privatização da CeasaMinas e a concessão de uso do MLP relevantes para o atendimento aos produtores e para o abastecimento alimentar no estado”, disse o governo mineiro, em nota.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.