A movimentada agenda de Janja em Roma
A primeira-dama viajou para a Itália acompanhando o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e terá audiência com o Papa Francisco nesta quarta
Designada pelo marido para participar da sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, em Roma, a primeira-dama Janja da Silva vai iniciar suas agendas na capital italiana nesta terça-feira, relacionadas à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A esposa do presidente Lula viajou acompanhando o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
O primeiro compromisso será um encontro com o presidente do Fida, o espanhol Alvaro Lario. Na sequência, ela irá à abertura da 48ª sessão do Conselho de Governança da agência. Na ocasião, haverá uma eleição dos integrantes titulares do Conselho de Campeões da aliança — que o Brasil pretende comandar. O plano de Janja é atuar como embaixadora da iniciativa lançada oficialmente por Lula na cúpula do G20, em novembro do ano passado, no Rio de Janeiro.
A última agência do dia será uma reunião com a diretora-executiva Programa Mundial de Alimentos, a americana Cindy McCain.
Nesta quarta-feira, Janja começará suas atividades em Roma com uma audiência com o Papa Francisco. Depois, irá à cerimônia de abertura do segmento de alto nível do Fida. Para concluir sua passagem pela Itália, a primeira-dama participará do evento “Desbloqueando o Potencial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.
Em um post no Instagram na noite desta segunda, ela disse ter usado todas as oportunidades que tem para falar sobre a aliança, desde que a proposta da sua criação foi anunciada pelo marido.
“Em 2024 foi assim, e esse ano seguirei sendo uma grande entusiasta e apoiadora da Aliança Global. É urgente erradicarmos a fome e a extrema pobreza, porque é inaceitável que ainda hoje centenas de milhões de pessoas não tenham o que comer, mesmo com o mundo produzindo alimento suficiente para que todas as pessoas tenham acesso à comida”, afirmou.
Segundo a primeira-dama, o objetivo da viagem com Wellington Dias é impulsionar a implantação da iniciativa, que terá sua estrutura dentro da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, a FAO, sediada em Roma.
“Seguiremos buscando novas parcerias e avançando na construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável para todas e todos nós”, concluiu a socióloga.
O número que pode azedar o sonho eleitoral de Lula em 2026
Risco de interferência de Trump no Brasil existe, mas não da maneira óbvia, diz especialista
Em decisão sigilosa, PGR arquiva investigação sobre segredos de Lula e Janja no Planalto
O novo (e doloroso) revés contra Wagner Moura rumo ao Oscar
Após Trump ameaçar invasão, Sheinbaum rebate e pede ‘coordenação’ México-EUA







