Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A inspiração para Segurança Pública em SP que une Salles e Boulos

Pesquisas qualitativas mostram que o tema será central no debate eleitoral na capital paulista

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 jun 2024, 19h46 - Publicado em 25 jun 2024, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Ricardo Salles (PL-SP)
    Os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Ricardo Salles (PL-SP) usaram o mesmo valor da cota parlamentar em 2023 (Pablo Valadares/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

    Dois dos quatro deputados federais mais votados em São Paulo nas últimas eleições, Ricardo Salles (PL) e Guilherme Boulos (PSOL) discordam em quase tudo. No entanto, nesta semana, o pré-candidato de Lula para as eleições municipais de São Paulo mostrou uma sinergia com o ex-ministro de Jair Bolsonaro.

    Em uma conversa com a Associação Pró-Centro nesta segunda-feira, Boulos citou a “teoria das janelas quebradas”, em um “choque de zeladora” que apresentou junto com a promessa de reforço da Guarda Civil Metropolitana em 5.000 agentes.

    Quando Salles tentou, no ano passado, viabilizar sua candidatura à Prefeitura paulistana dizia que a sua grande referência era Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York nos anos 1990, que instituiu a “teoria das janelas quebradas” na cidade americana.

    O conceito de 1982 foi desenvolvido pelo político James Wilson e pelo psicólogo criminalista George Kelling. Eles acreditam que ao combater pequenos delitos, diminui-se a incidência de grandes crimes, como homicídios. A teoria faz uma analogia do combate à criminalidade e um prédio com janelas quebradas.

    Continua após a publicidade

    “Considere um edifício com algumas janelas quebradas. Se as janelas não são reparadas, a tendência é que os vândalos quebrem algumas janelas a mais. Eventualmente, eles podem até invadir o edifício. Se estiver desocupado, talvez se tornem posseiros dele”.

    A teoria das janelas quebradas e a gestão de Giuliani ainda foram citadas pelo também deputado federal Kim Kataguiri, que quer se candidatar à Prefeitura pelo União Brasil, em um evento com lideranças nacionais do seu partido.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.