Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A dura resposta da União Europeia ao discurso de Lula sobre a guerra

'Não é verdade que a União Europeia e os Estados Unidos estão ajudando a prolongar o conflito', disse o porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 abr 2023, 10h00 - Publicado em 17 abr 2023, 16h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de Lula tratar de forma equivalente as responsabilidades de Rússia e Ucrânia na guerra, coube ao porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano, rebater as declarações do petista, que ainda responsabilizou os Estados Unidos e os países europeus por prolongarem o conflito na Ucrânia. O presidente brasileiro deve receber nesta segunda o chanceler russo, Sergei Lavrov, que está no Brasil.

    “Em referência às falas do presidente brasileiro, gostaria de lembrar alguns fatos básicos. O fato número 1 é que é a Rússia — e apenas a Rússia — a responsável pela agressão ilegítima e não provocada contra a Ucrânia. Então, não há dúvidas sobre quem é o agressor e quem é a vítima. A Rússia está matando civis ucranianos, destruindo infraestrutura civil ucraniana. A Rússia está sequestrando crianças ucranianas, a Rússia está roubando propriedades e territórios ucranianos, e os Estados Unidos e a União Europeia juntamente com outros países internacionais, o que estamos fazendo? Estamos ajudando a Ucrânia a exercer seu legítimo direito de autodefesa”, disse Stano.

    O europeu seguiu analisando contradições na fala de Lula, tratando russos e ucranianos da mesma forma, em relação às posições do país no Conselho de Segurança da ONU. “A Rússia está violando a Carta da ONU, isso é reconhecido pelo Brasil também. O Brasil votou junto com mais de 140 países na ONU para condenar a agressão russa e apelar pelo seu fim, e exortar a Rússia a retirar os seus soldados de todo o território da Ucrânia e suas fronteiras reconhecidas internacionalmente. Isso também foi repetido na declaração do G20 de Bali, o Brasil é um membro”, disse Stano.

    “Não é verdade que a União Europeia e os Estados Unidos estão ajudando a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal em violação da carta da ONU. É verdade que a União Europeia, os Estados Unidos e outros parceiros internacionais estão apoiando a Ucrânia na sua legítima defesa. Caso contrário, a Ucrânia enfrentaria a destruição. A nação ucraniana e a Ucrânia como país seriam destruídos porque estes são os objetivos declarados da guerra de Putin”, disse Stano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.