Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A “brincadeira estúpida” de Lula durante pane em avião no México

Em seu primeiro relato público sobre o "problema técnico" no Aerolula, o presidente disse ter pedido almoço por não saber "se tinha comida no céu"

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 out 2024, 14h02 - Publicado em 11 out 2024, 13h01

Dez dias depois de ficar cinco horas rondando um aeroporto da Cidade do México por conta de uma “falha técnica” em uma das turbinas do avião em que estava, o presidente Lula relatou em público, pela primeira vez, os momentos de tensão que viveu durante o voo, em entrevista à rádio O Povo/CBN de Fortaleza na manhã desta sexta-feira. E revelou também o que classificou como uma “brincadeira estúpida” que fez dentro da aeronave.

“Foi a primeira vez que eu passei uma situação dessa. Eu já tinha passado outras coisas mais leves, nuvem, tremedeira de avião, já pousei no avião sem o flat funcionar, uma vez que eu vinha de Trinidad e Tobago no aeroporto de Brasília, que pegou fogo no pneu do avião… Mas o que aconteceu foi que a gente estava na pista, quando a gente já estava andando na pista, o barulho estava diferente, quando a gente levantou voo aconteceu alguma coisa, porque o avião estava com o ronco diferente, trepidava muito, e eu logo levantei para saber com o piloto o que estava acontecendo”, comentou o presidente.

“Cheguei lá, a porta estava fechada, eu bati na porta, o piloto abriu, eles estavam nervosos, porque eles estavam vendo como é que iam sair daquela situação e falaram ‘assim que a gente tiver a informação, nós vamos lhe passar’. Aí me disseram: ‘o avião está seguro, tem uma turbina com problema, um motor, mas o outro está bem, já pedimos emergência para o aeroporto e vamos ficar circulando aqui durante duas horas até esvaziar um pouco o tanque, porque o tanque está muito cheio, se a gente pousar com o avião pesado poderá acontecer um acidente, até problema com o trem de pouso’. Aí ficamos lá rodando duas horas, fazendo um oito em cima do aeroporto”, acrescentou.

Imagem de radar mostra o avião em que estava o presidente Lula rondando aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira
Imagem de radar mostra o avião em que estava o presidente Lula rondando aeroporto da Cidade do México, no dia 1º de outubro (FlightAware/Reprodução)

Lula então disse que, depois das duas horas voltou para perguntar “e agora?” e ouviu que seria necessário ficar no ar mais duas horas e meia.

Continua após a publicidade

“Bem, obviamente que o pessoal fica preocupado, nós tratamos de pedir para servir o almoço para o pessoal, para o pessoal comer, até fiz uma brincadeira estúpida dizendo que era preciso comer porque a gente não sabia se tinha comida no céu, estão vamos comer agora enquanto tem aqui. Bom, e graças a Deus o avião pousou normal”, relatou.

Momento de reflexão

Segundo Lula, todo mundo teve tempo de repensar sua vida durante o voo. “Ou seja, foram quatro horas e meia em que eu pensei muito o que já tinha feito na vida, o que tinha para fazer, e você pensa como ser humano, o que você cometeu de erro, de acerto, se você passou pela Terra como um cara bom, como um cara ruim, o que você fez de errado…”, relatou.

“Eu acho que foi um momento de muita reflexão de todo mundo, alguns com mais medo, outros mais tranquilos. Estavam comigo algumas pessoas que não deveriam ter medo, o diretor-geral da Polícia Federal estava comigo, o [Gabriel] Galípolo, que foi agora indicado pelo Senado para ser presidente do Banco Central estava comigo, estavam mais quatro ministros, estava a Janja comigo. Bom, e terminamos tranquilos”, concluiu o presidente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.