Apesar de Jair Bolsonaro ser alvo de um julgamento no TSE que muitos em Brasília já consideram fadado a condená-lo, 55% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente não será impedido de disputar uma nova eleição, segundo pesquisa realizada pelo Zeitgeist Public Affairs, iniciativa do Instituto Locomotiva e do Ideia Instituto de Pesquisa.
A pesquisa aponta que as opiniões sobre o futuro de Bolsonaro ainda estão atreladas ao voto na última eleição. Apenas 7% dos eleitores do ex-presidente acreditam que ele é culpado das acusações.
Entre os que não votaram nem em Lula nem em Bolsonaro, esse percentual sobe para 29%. E, entre os eleitores do petista, são 75%.
Homens, moradores da região Sul e evangélicos reforçam o grupo dos que acreditam que a Justiça não deveria impedir Bolsonaro de disputar uma nova eleição.
Os mais jovens e os nordestinos, por outro lado, são mais propensos a acreditar na culpa do ex-presidente.
Moradores da região Centro-Oeste e evangélicos fazem movimento contrário, afirmando sua inocência.
O levantamento tem abrangência nacional e escutou 1.531 pessoas entre 30 e 31 de maio de 2023.
“Os dados mostram que os resultados das urnas na última eleição ainda se mostram presentes nas opiniões atuais. (Essa) dinâmica demonstra a continuidade de uma divisão dos brasileiros”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva e cofundador do Zeitgeist Public Affairs.