Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Robson Bonin
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

29/10/2007 – 1/11/2007

  Quinta-feira, 01 de Novembro de 2007 Receba as notas por SMS e RSS   JUSTIÇANahas consegue citar a Bovespa | 16:05 Agora há pouco, finalmente, a Bovespa foi citada no processo movido contra ela pelo ex-megaespeculador Naji Nahas – uma ação em que ele pede 10 bilhões de reais de indenização por causa do imbróglio que […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 20h13 - Publicado em 9 nov 2007, 17h27


  Quinta-feira, 01 de Novembro de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
JUSTIÇA
Nahas consegue citar a Bovespa
| 16:05
Agora há pouco, finalmente, a Bovespa foi citada no processo movido contra ela pelo ex-megaespeculador Naji Nahas – uma ação em que ele pede 10 bilhões de reais de indenização por causa do imbróglio que redundou na quebra da Bolsa do Rio de Janeiro em 1989. Desde o dia 10 de outubro, a Bovespa vinha escapando da citação, por meio de manobras. Agora, que é uma das maiores empresas de capital aberto do país, a Bovespa tem mesmo muito a perder com ações como essas. Virou objeto de cobiça não só de investidores.
ECONOMIA
O Advent tem fome 1
| 15:42

O fundo de private equity Advent formalizou hoje de manhã uma proposta de 90 milhões de reais pela rede de restaurantes paulista Galeto’s. Desse total, 72 milhões de reais cash e o restante em ações da holding que fará um IPO em breve – é a mesma que inclui a recém-comprada rede Viena. O Galeto's, fundado em 1971, tem onze restaurantes em São Paulo. Uma das apostas mais firmes da Advent hoje é o setor de consumo.

O Advent tem fome 2 | 15:40

O Advent não está sozinho na tentativa de abocanhar o Galeto’s. Tem dois concorrentes: o private equity Laridabank, cuja proposta é de 88 milhões de reais, e o GR.

ITAMARATY
Nosso novo homem em Pequim
| 15:01

O embaixador brasileiro em Genebra, Clodoaldo Hugueney, já foi comunicado pelo ministro Celso Amorim do seu novo posto. Ele será o embaixador no país que mais cresce no mundo, a China.

AVIAÇÃO
Vôo atrasado
| 11:17

Milton Zuanazzi anunciou ontem sua saída da Anac e hoje de manhã sentiu na pele o resultado de sua incompetência: voou de Brasília para Porto Alegre em pleno recrudescimento do caos aéreo.

Continua após a publicidade
COPA 2014
O filé mignon esquecido 1
| 06:23

Na disputa das cidades por espaços nobres da Copa de 2014, há vários filés mignons em jogo – a partida de abertura, a final, o centro de imprensa etc. Pouco se falou até agora num dos mais importantes, o centro de televisionamento do Mundial. Nele, ficarão concentrados os sinais de transmissão de televisão das doze cidades-sedes. É um dos pontos de apoio vitais de uma Copa.

O filé mignon esquecido 2 | 06:22

Muita água ainda vai correr debaixo desse gramado, mas o Rio de Janeiro desponta como a cidade favorita para sediar o centro de televisionamento. Por um motivo simples, além do fato de ser a sede da Rede Globo, que detém os direitos exclusivos de transmissão da Copa para o Brasil: a Fifa instalará seu quartel-general no Rio. E, tradicionalmente, o centro se localiza na mesma cidade onde fica a Fifa.

ECONOMIA
Farra nas bolsas esconde…
| 05:05

O valor das ações da Petrobras não pára de subir. A estatal surfa na onda dos preços recordes do petróleo no mundo. Não fosse isso, os acionistas da estatal estariam mais preocupados com a produção em queda de petróleo e gás natural. Mas, por enquanto, tudo é festa.

…produção em queda da Petrobras | 05:04

O racionamento de gás natural de Lula começou agora, no período mais aquecido da economia – o último trimestre do ano. Mas a queda de produção da Petrobras começou antes: desde julho, a produção de petróleo e gás natural é cadente. Em junho, a estatal produziu 1,82 milhão de barris por dia no Brasil. No mês seguinte, caiu para 1,81 milhão. Em agosto, nova escorregada: 1,8 milhão de barris/dia. E, em setembro, 1,7 bilhão de barris.

Fórum
dê sua opinião sobre as notas do dia 1º de novembro de 2007

  Quarta-feira, 31 de Outubro de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
COPA 2014
Barrados no baile
| 16:21

Não se sabe exatamente o porquê, mas os depoimentos de três pessoas que constavam dos vídeos exibidos para o comitê executivo da Fifa, ontem em Zurique, foram retirados na véspera da apresentação. Ou seja, horas antes de serem exibidos, esses vídeos sofreram cortes e ajustes. Os três barrados no baile foram: Abílio Diniz, presidente do Pão de Açúcar; Marco Bologna, presidente da TAM; e Nizan Guanaes.  

Continua após a publicidade
COPA 2014
Disputa de governadores
| 16:13

Durante o périplo político-esportivo por Zurique os governadores Aécio Neves e José Roberto Arruda garantiram em conversas reservadas que inaugurarão em 2010 o Mineirão e o Mané Garrincha completamente reformados – e adaptados às exigências da Fifa para a Copa de 2014. E os dois, em conversas separadas evidentemente, já faziam lobby com a CBF para que a partida de despedida da seleção brasileira antes da Copa da África do Sul seja jogado nos estáduios dos seus respectivos estados.

ITAMARATY
Amorim e Gabo
| 10:45

Nos dias 26 e 27 de novembro, Celso Amorim fará uma visita oficial ao México. Uma viagem clássica de chanceler – se encontrará com o ministro das relações exteriores de lá, empresários brasileiros e mexicanos e, possivelmente, com o presidente Felipe Calderón. Uma visita de praxe, exceto por um dado. Amorim pediu para que se agende uma conversa dele com o escritor Gabriel Garcia Marquez. O que será que Amorim quer com o colombiano?

COPA 2014
Serra vê o mago
| 05:45

José Serra e Paulo Coelho, que não se conheciam, jantaram anteontem à noite em Zurique. No final do jantar, apareceu Ricardo Teixeira. Falaram de futebol, livros e filmes – mas nada de apoio a candidatura Serra em 2010.

Coelho e as eleições | 05:44

Desde o ano passado, Paulo Coelho tem, ainda que de modo parcimonioso, metido sua varinha de condão em campanhas políticas. Em 2006, Coelho apareceu no último dia de campanha eleitoral na tevê para dizer que o seu voto era de Lula. E agora mandou, a pedidos, um pequeno de texto de apoio a Hillary Clinton.

ECONOMIA
Três vezes mais
| 05:13

Segue uma história típica de tempos de bolsas ascendentes e crescimento do PIB de 5% ao ano: quando o fundo de private equity Advent comprou a Brasif, em março de 2006, por 500 milhões de reais, muita gente achou o preço era alto demais – nem os investidores estratégicos ousaram tirar tanto dinheiro do bolso pelo negócio. Foi e continua sendo a maior operação deste tipo já realizada no país. Bem, dezessete meses e um IPO depois, o valor de mercado da Brasif (dona entre outros negócios dos free shops instalados em quase todos os aeroportos brasileiros) é de cerca de 1,5 bilhão de reais. 

Continua após a publicidade
Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 31 de outubro de 2007

  Terça-feira, 30 de Outubro de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
COPA 2014
A seleção de Lula
| 18:28

Lula dispensou todos os governadores de estado em seu almoço de hoje na sede da Fifa. Preferiu sentar-se à mesa junto com Dunga, Romário e Paulo Coelho.

CPMF
Mantega faz contas
| 15:22
Guido Mantega passou a manhã no Palácio do Planalto em reunião com Dilma Rousseff e Walfrido dos Mares Guia. E agora passa a parte da tarde trancado em seu gabinete, onde receberá auxiliares graduados como Jorge Rachid, Secretário da Receita Federal. Em resumo, Mantega passará a tarde fazendo conta para poder apresentar na quinta-feira uma proposta viável para a prorrogação da CPMF.
AVIAÇÃO
Zuanazzi vai pedir demissão hoje
| 10:30
Milton Zuanazzi, enfim, vai deixar a Anac. O presidente da Agência Nacional de Aviação começa daqui a pouco uma reunião no Palácio do Planalto com os ministros Walfrido dos Mares Guia e Nelson Jobim para oficializar a sua saída.
(Atualização: a reunião acabou não ocorrendo. Mas a saída de Zuanazzi está confirmada e será anunciada oficialmente até amanhã)
A hora de jogar a toalha | 10:29
Zuanazzi havia acertado sua saída do cargo com Lula e Walfrido logo após o acidente com o avião da TAM em Congonhas, em julho. Lula pediu para que Zuanazzi ficasse até a nomeação de outros conselheiros, para que a agência não ficasse ainda mais acéfala. Mas, após a posse de Nelson Jobim na Defesa, Zuanazzi foi ficando no cargo, para descontar os ataques que sofreu do novo ministro. Agora, jogou a toalha: cada vez mais desgastado, resolveu deixar de lado as picuinhas e sair de vez.
Solange só no fim de novembro | 10:27
A sua substituta será a economista Solange Paiva Vieira. Só que Solange não tomará posse já – ainda que o Senado aprove sua indicação em velocidade supersônica. Solange viaja hoje de lua-de-mel (casou-se no sábado, mas trabalhou ontem) e só retorna ao trabalho no dia 19 de novembro.
ECONOMIA
Apesar da crise, dona da Parmalat faz IPO…
| 10:10

A soda cáustica e a água oxigenada azedaram um pouco do sabor do IPO da Laep (dona de 98% da Parmalat), mas não o suficiente para cancelar a operação. A CVM acaba de dar o o.k. para que as ações da empresa de investimentos do empresário Marcus Elias comecem a ser negociadas amanhã na Bovespa.

…mas tem prejuízo de 300 milhões de dólares | 10:09

Em dólares, eis o tamanho do estrago causado pelo noticiário sobre o leite contaminado em Minas Gerais: 300 milhões de dólares. O IPO estava previsto para ser de 580 milhões de dólares. Caiu para 280 milhões de dólares. O número de ações que irão para o mercado permanece o mesmo. O que mudou foi o seu valor: caiu de 15 reais para 7,60 reais.

Momento de decisão | 10:08

Os controladores da Laep tinham duas opções pela frente desde a semana passada, quando a crise explodiu: adiar a abertura de capital e esperar um momento em que o leite derramado fosse enxugado ou ir em frente e bancar o prejuízo – confiando, naturalmente, numa recuperação a médio prazo. Marcaram a opção dois.

COPA 2014
Ciúme de governador 1
| 06:56

Nos bastidores de Zurique, a ciumeira entre governadores é geral. Motivo: o único governador que vai sentar-se à mesa para a apresentação da proposta brasileira logo mais é  Eduardo Braga, do Amazonas. Os outros assistirão da platéia.

Continua após a publicidade
Ciúme de governador 2 | 06:55

Apenas dois acharam sábia a decisão da CBF: José Serra e Aécio Neves. Os dois, pré-candidatos a presidente em 2010, preferem assim: com Eduardo Braga na mesa principal, não haverá qualquer possibilidade de um brilhar mais do que o outro.

CPMF
A palavra de Mantega
| 06:06
Guido Mantega ligou para negar que seja contra ao aumento da participação da Saúde no total arrecadado pela CPMF acompanhado de uma redução de alíquotas de impostos como forma de desamarrar o nó da votação da contribuição no Senado.
PROPAGANDA
Nizan também olhou a Lew Lara
| 05:17

A compra da agência Lew Lara pela TGWA/BR, que está prestes a ser anunciada (mais detalhes no Radar impresso, na VEJA que está nas bancas), quase foi atropelada por Nizan Guanaes. O publicitário baiano chegou a negociar com Luiz Lara (e se entusiasmar com a compra), mas pulou fora quando viu que a TGWA estava mais adiantada e já havia feito até uma due dilligence na Lew Lara.

Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 30 de outubro de 2007

  Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007

Receba as notas por SMS e RSS  
CPMF
Os momentos decisivos
| 18:56

O Ministro José Gomes Temporão chegou agora no ministério da Fazenda para uma reunião com Guido Mantega, que passou o dia inteiro em função da CPMF.

COPA 2014
Como será o jogo de amanhã 1
| 16:48

Acaba de ser definida como será a apresentação de amanhã na sede da Fifa, em Zurique, da candidatura do Brasil para sediar a Copa de 2014. Antes de mais nada, ela será curta: 30 minutos no total. Dois vídeos que somam dezenove minutos serão mostrados e durante onze minutos, cronometrados, cinco pessoas falarão.

Como será o jogo de amanhã 2 | 16:47

A exposição abrirá com Ricardo Teixeira, que será sucedido pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva. Neste momento, entrará o primeiro vídeo. Depois, o palco será de Eduardo Braga, governador do Amazonas. Surge, então, mais um vídeo e, em seguida, será a vez de Paulo Coelho falar. Teixeira aparece no encerramento para um curto agradecimento.

Continua após a publicidade
Como será o jogo de amanhã 3 | 16:46

Nestes vídeos, um grande empresário e um executivo terão voz: Abílio Diniz, do Pão de Açúcar, e o presidente da TAM, Marco Bologna. Bem, depois o comitê executivo da Fifa reúne-se por uma hora e, surpresa das surpresas, anunciará oficialmente que o pleito do Brasil foi aceito.

CINEMA
A tropa avança 1
| 13:31

Os produtores de Tropa de Elite acabam de fechar a bilheteria do fim de semana. O filme de José Padilha atingiu ontem a marca de 1,650 milhão de espectadores.

A tropa avança 2 | 13:30

Agora não há mais dúvidas: Tropa de Elite chegará já no próximo fim de semana aos 2 milhões de espectadores.

ECONOMIA
Soda cáustica no IPO da Laep 1
| 10:56

A bomba do leite contaminado explodiu no colo da Laep (dona de 98% da Parmalat) na segunda-feira passada, menos de dez dias antes do seu IPO. O início das operações em bolsa da Laep será na quarta-feira. A previsão pré-água oxigenada no longa vida era de se levantar 1 bilhão de reais com a abertura de capital da empresa. Agora, ninguém no mercado arrisca prever o que será desse lançamento.

 

Soda cáustica no IPO da Laep 2 | 10:55

O ritmo dos controladores da Laep tem sido frenético para minorar os efeitos da soda cáustica. Quando o escândalo surgiu, estavam todos na Europa, em pleno road show do IPO. Imediatamente, voltaram ao Brasil.

AVIAÇÃO
O caos continua
| 08:37

O tempo no Rio de Janeiro e em São Paulo está bom. Mas não nos aeroportos. Um exemplo: o vôo da ponte aérea da Varig, que deveria decolar ás 9h10 do Santos Dumont, ainda encontra-se no solo. Mas no solo de São Paulo. O avião ainda nem conseguiu sair de Congonhas. Em média, todos os vôos da ponte aérea estão atrasados em cerca de uma hora e meia.

COPA 2014
Além de Teixeira, só Braga falará
| 06:12

Só um governador de estado falará amanhã em Zurique, na defesa da candidatura do Brasil para a Copa de 2014. Nada de José Serra, Sérgio Cabral ou Aécio Neves, governadores dos três estados mais importantes. O escolhido foi Eduardo Braga, governador do Amazonas. E o motivo é, evidentemente, o meio ambiente. Fora ele, só Ricardo Teixeira discursará para o comitê da Fifa.

GOVERNO
Quem é o deputado que quer o terceiro mandato
| 05:52

O debate sobre o terceiro mandato explodiu novamente por causa da declaração do deputado Carlos Willlian (PTC/MG) garantindo que nas próximas semanas apresentaria um projeto de emenda constitucional para que essa excrescência tenha chance de tornar-se realidade. Lula já disse que 'essa discussão não cabe'. Beleza. Mas é fundamental que duas ou três coisas sejam dias sobre esse tal Willian.

 

1)Desde que tomou posse em seu primeiro mandato, em 2003, já vestiu a camisa de seis partidos: PST, PL, PSB, PSC, PMDB e agora o PTC. É um infiel nato.

 

2)Até o ano passado, era um dos gabaritados elementos da tropa de choque de Anthony Garotinho, a quem apoiou em sua tentativa e ser candidato a presidente.

 

3)Foi afastado da CPI do IRB, quando se percebeu que ele fazia certas 'gestões' junto às empresas investigadas.

 

É risível que alguém com tal currículo seja levado a sério.

MÚSICA
Chega de saudade 1
| 05:17

Boa notícia para quem gosta de boa música: depois de muita batalha nos tribunais voltou a andar a negociação entre João Gilberto e a EMI para que sejam relançados os três primeiros discos do cantor – justamente os três que definiram a Bossa Nova como ela é: Chega de Saudade (1959); O Amor , o Sorriso e a Flor (1960); e João Gilberto (1961).

Chega de saudade 2 | 05:16

Os três discos estão fora do catálogo da gravadora há mais de quinze anos, desde que o cantor entrou com uma ação na Justiça. Desde então, foi proibida a circulação dos discos. Na ocasião, JG acusou a gravadora de ter remasterizados e lançado os três álbuns sem a sua autorização – além disso, João odiou a remasterização, que teria alterado o andamento de quase todas as músicas.

Chega de saudade 3 | 05:15

Que ninguém, no entanto, se anime antes da hora. Se tudo andar bem o relançamento dos discos é coisa para daqui a um ano. Mas em se tratando de João Gilberto qualquer previsão é também uma precipitação. 

Fórum
Dê sua opinião sobre as notas do dia 29 de outubro de 2007
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.