Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Quem vai pagar pelos gasodutos exigidos na MP da Eletrobras?

Relatório do senador Marcos Rogerio acrescenta a obrigação de instalação de térmicas em regiões que hoje não possuem suprimento de gás natural

Por Josette Goulart Atualizado em 17 jun 2021, 11h25 - Publicado em 17 jun 2021, 09h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O senador Marcos Rogério (DEM-RO) fez uma longa introdução no seu relatório da Medida Provisória da capitalização da Eletrobras garantindo que haverá redução do custo da energia para os brasileiros.  Mas, na sequência, o senador acrescenta ao texto que foi aprovado pela Câmara uma série de obrigações de instalação de térmicas em locais que não possuam ponto de suprimento de gás natural. Para repetir o que diz o texto do senador, haverá térmicas a gás natural nas regiões metropolitanas do Nordeste que não possuam na sua capital ponto de suprimento de gás natural,  nas capitais da Região Norte que não possuam ponto de suprimento de gás natural, nas capitais da Região Centro-Oeste que não possuam ponto de suprimento de gás natural. Ainda vai ter térmicas no Triângulo Mineiro.

    O secretário de desestatização, Diogo Mac Cord, havia garantido em entrevista que concedeu ao Radar Econômico que todas as térmicas seriam contratadas a um preço já pre-estabelecido e que os empreendedores já deveriam embutir nestes preços o custo de transporte de gás. Em sendo assim, o próprio secretário disse que as térmicas que iriam a leilão provavelmente já estariam próximas a gasodutos preexistentes para serem viabilizadas no preço proposto.

    Como o texto do senador Marcos Rogério exige a contratação de energia em lugares que não possuem atualmente suprimento de gás natural, a pergunta que ficou sem resposta no relatório é: Quem vai pagar pelos bilhões que serão necessários para construir essa rede de gasodutos?

    Os articuladores da inserção das térmicas dizem que a própria tarifa de energia do leilão vai absorver o custo dos gasodutos. Isso deve encarecer em 60 reais o MW da energia, mas de qualquer forma, segundo eles, um custo muito menor do que o das atuais térmicas a óleo.

    A MP está prevista para ser apreciada nesta quinta-feira, 17, no Senado Federal.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.