Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Por que os clubes de futebol apostam no mercado de criptoativos?

VEJA Mercado: Palmeiras é a sexta agremiação a anunciar seu próprio fan token

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 dez 2021, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tem virado rotina. A cada semana, um novo clube brasileiro anuncia uma parceria para criar o seu próprio fan token, um criptoativo. Desta vez, foi o Palmeiras, que se juntou com a Sócios.com e vai lançar a $VERDAO nos próximos meses. Mas outros clubes como Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro já estão com suas moedas em negociação. Na prática, quem decide comprar um fan token se transforma numa espécie de “sócio” do clube, e passa a ter poder de decisão em votações de marketing, design de camisa, número e etc. Segundo os especialistas, o mercado se mostrou como uma fonte importante de receita para os clubes, que, em sua maioria, estão afundados em dívidas. Importante lembrar que o criptoativo não poderá ser usado para transações fora da plataforma daquela equipe, mas podem ser revendidos em mercados secundários, como ingressos e eventos específicos.

    As 850 mil unidades do fan token do Corinthians colocadas à venda no dia de início das negociações, por exemplo, se esgotaram em duas horas, e arremataram 8,8 milhões de reais — 50% do montante fica com o clube. “É o valor da marca diretamente negociado entre os investidores. A partir do momento em que o ativo entra em negociação, tudo que envolve o futuro daquela equipe pode ser especulado e influenciar a cotação naquele momento”, avalia Bernardo Brites, CEO da Trade Finance. “A grosso modo, é uma fonte de receita importante que chamou a atenção dos clubes, uma vez que eles estão continuamente em busca de dinheiro no mercado”, pontua. A boa notícia é que, caso a operação seja um fiasco e a cotação caia abaixo do preço de lançamento, o prejuízo não vai para a conta do clube, mas sim para quem comprou o token.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.