Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Os duros impactos das tensões no Mar Vermelho para a economia global

VEJA Mercado: preços do petróleo sobem após uma série de empresas anunciar suspensão de trânsito de mercadorias e commodities por meio do Canal de Suez

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Victor Irajá Atualizado em 9 Maio 2024, 18h24 - Publicado em 19 dez 2023, 12h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Empresas como BP, Maersk, Evergreen Line e MSC anunciaram a suspensão de trânsito de mercadorias e commodities, como o petróleo, por meio do Canal de Suez, que corta o continente africano pelo Egito. Cerca de 95% do tráfego de navios pelo estreito está suspenso por causa ataques dos rebeldes Houthi, do Iêmen, intensificarem atentados contra embarcações na região. Aliado ao Hamas, os extremistas ingressaram no conflito entre o grupo terrorista e Israel. Cerca de 12% de todo o trânsito de mercadorias mundiais passa pelo Canal de Suez, o que fomenta o temor de que as suspensões de operações por meio do estreito cause impacto nos preços de combustíveis e outros produtos. Para se ter uma ideia, o tráfego na região levou meses para ser restabelecido depois de um navio ficar encalhado por seis dias em meados de 2021.

    Segundo agências internacionais, a estimativa é que o redirecionamento de navios para a rota do Cabo da Boa Esperança acrescente duas semanas ao transporte além do que seria gasto se as rotas originais fossem mantidas. Além do natural atraso para a entrega de mercadorias, o gasto adicional de combustíveis aumenta a demanda por petróleo e afeta os preços de fretes internacionais. Os preços do barril de petróleo tiveram alta de 3% na segunda-feira, 18. Nesta terça-feira, 19, a alta é de 0,5%, na casa dos 78 dólares por barril. “O petróleo se mantém próximo ao seu maior fechamento em mais de duas semanas depois de mais empresas evitarem o Mar Vermelho após um aumento nos ataques a navios na região”, afirmam os analistas da Genial Investimentos.

    Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin anunciou a criação de uma operação multinacional para salvaguardar o comércio no Mar Vermelho. Países como Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Holanda, Noruega, Seicheles e Espanha farão parte do esforço. “Este é um desafio internacional que exige ação coletiva. Portanto, hoje anuncio o estabelecimento da Operação Prosperity Guardian, uma nova e importante iniciativa de segurança multinacional”, disse Austin em comunicado.

    Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.