Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

O impacto milionário da Libertadores na arrecadação com bilheteria

Com ingressos até 1 500 reais, clubes brasileiros esperam ampliar arrecadação com bilheteria

Por Pedro Gil Atualizado em 9 Maio 2024, 12h44 - Publicado em 2 abr 2024, 17h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entre as decisões dos principais estaduais do país, alguns clubes brasileiros retomam as atenções para a Libertadores, competição mais almejada do calendário esportivo sul-americano. Tradicionalmente com estádios cheios, as equipes aproveitam os compromissos em casa para lucrar com a venda de ingressos. No Allianz Parque, por exemplo, pacotes, com comida e bebida incluída, podem chegar a 1 550 reais para acompanhar os jogos do Palmeiras na primeira fase. “Existe um entendimento, por parte da Conmebol, da importância de atrair todos os tipos de torcedores possíveis. A final única, por exemplo, é uma mudança que vai no sentido de engrandecer o espetáculo e potencializar o faturamento, uma vez que facilita a abordagem comercial com patrocinadores e os direitos de transmissão”, diz Joaquim Lo Prete, diretor da Absolut Sport no Brasil, agência especializada em experiências esportivas.

    Nos últimos anos, a Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, aumentou a premiação de todas as suas competições para mais de 1,5 bilhão de reais. O Botafogo é a única equipe nacional que fará a estreia em casa. Com bilhetes que variam entre 60 e 500 reais para o público geral, mais de 25 mil alvinegros já confirmaram presença para o jogo contra o Junior Barranquilla-COL. “Com a competição no centro dos holofotes, em um cenário de alta dos contratos de patrocínio, é natural que o preço das entradas também se eleve”, diz Cristiano Maschio, presidente da Qesh, empresa que oferece soluções tecnológicas para operações financeiras no esporte;

    O aumento na precificação dos ingressos vem acompanhado do crescimento da média de público no país. Para efeito de comparação, o Brasileirão, apenas com venda de ingressos, gerou mais de 486 milhões de reais na última edição. No ano anterior, a marca ficou na casa dos 307 milhões de reais. “A competição tem se tornado ainda mais popular, devido a quantidade de brasileiros conquistando o título. A consequência disso é o aumento no valor dos ingressos”, comenta Léo Rizzo, presidente da Soccer Hospitality, empresa que oferece serviços de camarotes em oito estádios brasileiros.

    Com o avanço tecnológico, o acesso para as arenas, principalmente no Brasil, passa por transformações. Torcedores brasileiros que viajaram para acompanhar a equipe no exterior já tiveram que enfrentar testes de bafômetros para ingressar em estádios da América do Sul. Por aqui, a biometria é um dos recursos que vem se popularizando, com a obrigatoriedade de vincular o ingresso com os dados pessoais do usuário. Pela Lei Geral do Esporte, o reconhecimento facial será obrigatório em todos os estádios do país até 2025. “Proporcionar um acesso mais rápido e prático garante maior segurança adicional e personaliza interações. Com isso, eleva-se o conforto e a conveniência dos fãs, tornando cada jogo uma experiência agradável e, ao mesmo tempo, moderna”, diz Vitor Roma, CEO da Keeggo, consultoria de tecnologia.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.