Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Clubes estudam biometria facial para prevenir agressões em estádios

Tecnologia ainda está presente em poucas arenas, mas pode ajudar a responsabilizar envolvidos em agressões

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 11h32 - Publicado em 23 out 2022, 11h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não é raro ver cenas de violência entre diferentes torcidas em estádios de futebol. Em geral, o que costuma ocorrer é a punição dos clubes, não tão comumente daqueles que estão por trás das agressões. Algumas arenas no Brasil, ainda de forma tímida, estão investindo em uma tecnologia que promete mudar essa realidade, a biometria facial em catracas. Comum nas principais arenas ao redor do mundo, o sistema dá seus primeiros passos no Brasil.

    Em São Paulo, dois grandes times estão de olho na tecnologia. O Palmeiras mantém conversas para adotar o sistema em 100% de suas entradas até a próxima temporada. Já o São Paulo considera introduzi-la no acesso a alguns camarotes no estádio do Morumbi. Outros clubes do país interessados na tecnologia incluem o Internacional e o Atlético Mineiro.

    Para Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções em tecnologia, a biometria facial é um mecanismo inovador para a capacitação de dados. “Além da questão de segurança, a tecnologia hoje é essencial para as empresas ampliarem a qualidade da experiência do cliente. Os gastos de implementação são altos, mas os benefícios geram grande impacto na fidelidade com o cliente”, diz.

    O custo de cada catraca com essa tecnologia gira em torno de 20 mil reais. Em média, uma arena moderna possui de 120 a 130 catracas, totalizando 2,5 milhões de reais a serem investidos, valor semelhante ao que já é gasto em catracas em estádios brasileiros.

    Siga o Radar Econômico no Twitter 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.