Assine VEJA por R$2,00/semana
Por Trás dos Números Por Renato Meirelles Renato Meirelles é pai da Helena, acredita que a Terra é redonda, está à frente do Instituto Locomotiva e, neste espaço, interpreta os números muito além da planilha Excel
Continua após publicidade

A hora de olhar para o varejo de vizinhança

Pesquisa mostra raio-X de estabelecimentos que ajudam a formar o imaginário social nas cidades e demandam atenção especial

Por Renato Meirelles 20 set 2023, 14h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Todo mundo que cresceu em uma cidade provavelmente tem em sua memória algum mercadinho de bairro. Aquela loja que vende um pouco de todos os tipos de miudezas e comidas, de um proprietário ou proprietária geralmente conhecido na vizinhança e que é essencial para abastecer a comunidade local. Seja na capital ou no interior, os pequenos comércios familiares são uma realidade que resiste em milhares de municípios pelo país e dizem muito da economia e construção dos laços sociais no meio urbano.

    Publicidade

    Foi para compreender esse segmento que se faz presente no dia a dia de milhões de brasileiros que o Instituto Locomotiva realizou uma pesquisa inédita em parceria com o Compra Agora, plataforma pioneira em B2B do Brasil focada no varejista brasileiro, para compreender a realidade desses pequenos comerciantes, seus receios, angústias e perspectivas para o país.

    Publicidade

    Os resultados trazem dados animadores e um panorama dos problemas destes empreendedores que o setor público e o mercado precisam ficar atentos. Nada menos que 88% desses varejistas estão otimistas e acreditam que o desempenho do seu comércio vai melhorar nos próximos 12 meses.

    Em relação ao ano passado, 75% avaliam que o negócio teve um bom desempenho, 21% afirmam que ficou igual e 4%, que piorou. Quando os dados de percepção são cruzados com o de expectativa, a maioria segue confiante, com 72% afirmando que o negócio melhorou e vai melhorar. Na outra ponta, somente 8% afirmam que a situação não melhorou e vai piorar. Entre os mais jovens de 18 a 29 anos, o otimismo é maior ainda, 82% acreditam que o negócio melhorou e vai melhorar.

    Publicidade

    Apesar das sinalizações positivas da pesquisa, o cenário para esses pequenos empresários está longe de ser tranquilo. 9 em cada 10 afirmam ter sempre uma preocupação tirando seu sono. Entre os temas mais citados estão as despesas (18%), gestão financeira (15%), concorrência (10%), precificação (7%), expansão (6%) e acesso a crédito (6%).

    Continua após a publicidade

    Questionados sobre os desafios financeiros, quase todos (98%) dos empreendedores reconhecem dificuldades. Entre as dificuldades financeiras mais citadas pelos entrevistados estão investir os ganhos no próprio negócio por conta própria (40%), separar as despesas do negócio das despesas pessoais (38%), precificar os produtos de forma adequada (37%) e conseguir crédito e empréstimo (36%).

    Publicidade

    Em outras palavras, são desafios que indicam quais são os medos, perspectivas e desejos desses empreendedores em relação ao negócio. Entender isso é crucial para que esse empreendedor deixe de ser apenas uma linha na planilha de CNPJs e se transforme em uma pessoa com desejos e inseguranças. Mais do que isso, os dados apontam que capacitação e crédito estão entre as principais demandas dos pequenos varejistas e são fundamentais para a sustentabilidade e crescimento desses negócios. O que indica o caminho para se pensar políticas públicas e melhorias do ambiente de negócios que poderiam envolver também o setor privado. Apostar na profissionalização destes empreendedores e conceder acesso a crédito levando em conta essa realidade é um caminho que esse colunista entende ser crucial.

    Para além de memórias afetivas e laços sociais locais, pensar no futuro destes pequenos empreendedores é pensar no futuro de pais e mães de família que, ao fim do dia, estão buscando seu sustento e gerando valor para negócios que formam um traço da identidade de nossas cidades e até mesmo de nosso país. E isso, não é pouca coisa.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.