Rolling Stones estampam moeda de libra em homenagem aos 60 anos da banda
As peças comemorativas vão custar entre 94 a 70 mil reais e serão feitas de metais nobres como prata e ouro
A Royal Mint, a casa da moeda britânica, anunciou que lançará moedas comemorativas de valores de face que vão de 5 a 500 libras em homenagem aos 60 anos dos Rolling Stones. Apesar do país contar com um novo rei, Charles III, o outro lado da moeda ainda virá com a efígie da rainha Elizabeth II, que morreu em setembro deste ano. A peça não circulará e será vendida apenas para colecionadores. A moeda faz parte da série Music Legends, que homenageia lendas do rock britânico. Os outros artistas já homenageados foram Queen, Elton John, David Bowie e The Who.
A moeda terá a silhueta da banda, com os integrantes da formação clássica: Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Charlie Watts. Algumas versões também serão coloridas. “Estamos muito felizes por sermos homenageados por meio de uma moeda oficial do Reino Unido”, disse a banda em um comunicado. “É ainda mais significativo que o lançamento coincida com o nosso 60º aniversário”, completou.
Apesar de ter valor de face de 5 libras, a moeda, por ser comemorativa, será vendida por valores entre 15 libras (cerca de 94 reais) a 12.500 libras (79,3 mil reais), a depender do peso e do material que for feita, como prata ou ouro. A versão mais cara, de 12.500 libras foi cunhada em 14 g. de ouro puro e tem tiragem super limitada a 30 unidades.