Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

O que há por trás da aproximação de Caetano Veloso com a música gospel

O ícone da MPB gravou a música 'Deus Cuida de Mim' em parceria com o pastor Kleber Lucas

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 dez 2022, 12h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há dois universos musicais bastante distintos no Brasil e que mobilizam milhões de ouvintes – mas que raramente dialogam entre si: a MPB e a música gospel. É como se os dois públicos se rechaçassem, sem nem mesmo dar a oportunidade de cada lado ouvir o que cada um tem para oferecer. Essa distância física e cultural se acentuou nos últimos anos, mimetizando na música a polarização que ocorreu na política. Enquanto artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque se tornaram estrelas alinhadas com a esquerda, os astros do gospel se transformaram em porta-vozes da direita, especialmente após a cooptação do segmento por Jair Bolsonaro. Mas não precisa ser assim. Neste domingo o pastor evangélico Kleber Lucas e Caetano Veloso deram um importante passo para acabar com essa separação ao divulgarem a regravação de um dos grandes sucessos de Lucas, a música Deus Cuida de Mim. Kleber é um dos mais importantes nomes do gênero, dono de um Grammy latino de melhor álbum de música cristã em língua portuguesa e milhões de discos vendidos.

    De certa forma, a aproximação de Caetano, que por anos afirmou ser ateu, reflete também o movimento que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fez durante a campanha, ao se aproximar desse público com a publicação da Carta aos Evangélicos e pregando a união entre todos. Kleber, inclusive, foi anunciado nesta segunda-feira, 5, como uma das atrações da festa de posse de Lula, em 1 de janeiro, em Brasília, junto com outro ídolo evangélico, o pastor Leonardo Gonçalves.

    No Brasil, a música gospel sempre foi vista – por quem não é evangélico – com desdém, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde o gospel influenciou astros como Elvis Presley e ajudou, inclusive, a formatar o que é o rock and roll hoje. A música gospel brasileira é riquíssima e repleta de talentos que em raríssimos casos conseguem furar a bolha, como Aline Barros, Bruna Karla, Fernanda Brum e Ana Paula Valadão. Já estava mais do que na hora, portanto, de uma parceria entre astros do gospel com ídolos da MPB acontecer.

    O necessário diálogo entre o gospel e a música secular vem em boa hora. O gigantesco passo que Caetano Veloso e Kleber Lucas deram ajuda a unir o Brasil rachado entre esquerda e direita. A música, como se sabe, tem esse poder. Ao ser questionado neste domingo, 4, em entrevista ao Fantástico, sobre a razão que lhe fez gravar uma música gospel, a resposta de Caetano foi curta e reveladora: “foi Deus”. Enquanto Gilberto Gil cantava que “andar com fé eu vou, porque a fé não costuma falhar”, Caetano jamais se rendeu aos mistérios do divino. Mas, é como diz a letra de Deus Cuida de Mim: “Eu preciso aprender mais de Deus / Porque Ele é quem cuida de mim”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.