O dia em que Elis Regina ajudou Rita Lee na cadeia
Grandes amigas, as duas cantoras protagonizaram uma das histórias mais impressionantes da MPB
Por Raquel Carneiro
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 9 Maio 2023, 19h17 - Publicado em 9 Maio 2023, 12h44
Elis Regina e Rita Lee em especial da Bandeirantes de 1978 (Reprodução/Youtube)
Continua após publicidade
“Ô, Ovelha Negra, tem uma cantora famosa rodando a baiana, dizendo que vai chamar a imprensa. Ela quer te ver”, disse um carcereiro para Rita Lee. Era 26 de agosto de 1976 e a roqueira, grávida de seu primeiro filho, estava há dois dias presa no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), acusada de porte e uso de maconha. Rita contava que a Divisão de Entorpecentes bateu na porta da sua casa às 7h30 da manhã procurando por drogas. Após revirar sua casa em São Paulo, os agentes disseram ter encontrado 300 gramas de maconha, que, segundo a cantora, foi plantada pelos policiais. “Eu tinha parado de fumar”, disse ela, por causa da gestação recém-descoberta de Beto Lee. A surpresa de ser interpelada pelo Deic só não foi maior que a visita repentina da tal “cantora famosa na cadeia”: Elis Regina estava lá, do alto de seu 1,53 metro, com o filho João Marcello, então com 6 anos segurando sua mão, enquanto ela gritava com os policiais.
“Naquela época dos festivais da Record, Mutantes e Tropicalismo, Elis passava pela gente virando a cara. Ela fez parte daquela passeata contra o uso da guitarra elétrica na música brasileira. A última pessoa que eu esperava que fosse me visitar na cadeia era a Elis”, contou Rita em entrevista a Ronnie Von. Começava então uma das amizades mais curiosas da história da MPB.
A roqueira conta que Elis a abraçou, perguntou se estava sendo bem tratada, e chegou a ordenar que um dos policiais saísse para comprar comida para ela – “Deu dinheiro e ainda pediu troco”, revelou Rita. A presença de Elis, então respeitadíssima, teria sido importante para amenizar a sentença que veio depois: a roqueira foi condenada a um ano de prisão domiciliar. A relação tempestuosa de Rita e a ditadura militar, porém, ainda renderia mais capítulos. A cantora foi uma das mais censuradas pelo regime, que a via como um símbolo da rebeldia hippie da época e uma inimiga da moral e dos bons costumes.
Já a amizade entre Elis e Rita daria ótimos frutos. As duas se tornaram companheiras inseparáveis. Gravaram juntas, participaram de programas de TV e Rita compôs Doce Pimenta em homenagem à amiga. Aliás, adivinha só de onde foi que Elis tirou o nome Rita para batizar sua filha, Maria Rita? Confira abaixo o especial da Bandeirantes com as duas cantoras:
1/41 Rita Lee em 1986 - (Luis Dantas/Dedoc)
2/41 Rita Lee patinando no Ibirapuera, em 1986 - (Pedro Martinelli/Dedoc)
3/41 Rita Lee durante show no Canecão, em 1995 - (Paulo Jares/VEJA)
4/41 Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias Baptista, do conjunto Os Mutantes - (Cristiano Mascaro/Dedoc)
5/41 Rita Lee durante um show, em 2009 - (//Dedoc)
6/41 Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias Baptista, do conjunto Os Mutantes - (Cristiano Mascaro/Dedoc)
7/41 Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias Baptista, do conjunto Os Mutantes, durante um show - (Cristiano Mascaro/Dedoc)
8/41 Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias Baptista, do conjunto Os Mutantes, durante um show - (Cristiano Mascaro/Dedoc)
9/41 Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias Baptista, do conjunto Os Mutantes - (J.Ferreira da Silva/Dedoc)
10/41 Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias Baptista, do conjunto Os Mutantes, durante um show - (//Dedoc)
11/41 Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias Baptista, do conjunto Os Mutantes - (J.Ferreira da Silva/Dedoc)
12/41 Rita Lee com Luana Piovani, que está usando uma peruca em homenagem à cantora, em seu camarim de seu show na Marina da Glória, em 2001 - (Jorge Marcilio/Dedoc)
13/41 Rita Lee e Amaury Jr., em 1969 - (//Arquivo pessoal)
14/41 Caetano Veloso com os integrantes dos Mutantes: Rita Lee, Sérgio Dias Baptista e Arnaldo Baptista, no programa "Divino, Maravilhoso", da TV Tupi - (Paulo Salomão/Dedoc)
15/41 Fernanda Young e Rita Lee, na festa de entrega do Prêmio Qualidade Brasil 2003, no Credicard Hall - (Renato Pizzutto/Dedoc)
16/41 Maria Paula no show de Rita Lee, dando beijo na cantora, no ano de 2001 - (Ivone Perez/Dedoc)
17/41 Roberto de Carvalho e Rita Lee durante show no Rock in Rio, em 1985 - (Pedro Martinelli/Dedoc)
18/41 Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias Baptista, do conjunto Os Mutantes, durante um show - (Cristiano Mascaro/Dedoc)
19/41 Rita Lee, cantora, em 1975 - (Leonardo Costa/Dedoc)
20/41 Rita Lee e Roberto de Carvalho no programa de TV "Madame Lee", do canal GNT, em 2006 - (//Dedoc)
21/41 A cantora Rita Lee - (Leonardo Costa/Dedoc)
22/41 Rita Lee em show na TV Globo, em 1981 - (Sergio Berezovsky/Dedoc)
23/41 Rita Lee - (Leonardo Costa/Dedoc)
24/41 Rita Lee e Roberto de Carvalho, na Urca - (Antonio Augusto Fontes/Dedoc)
25/41 Roberto de Carvalho e Rita Lee, em 1988 - (Cristina Granato/Dedoc)
26/41 Rita Lee e o conjunto Tutti Frutti - (J.Ferreira da Silva/Dedoc)
27/41 Arnaldo Baptista, Sérgio Dias Baptista e Rita Lee, do conjunto Os Mutantes - (Jean Solari/Dedoc)
28/41 Rita Lee e Roberto de Carvalho, em 1987 - (Nellie Solitrenick/Dedoc)
29/41 Rita Lee com o marido Roberto Carvalho e os filhos Roberto e João, em 1979 - (Pedro Martinelli/Dedoc)
30/41 Roberto de Carvalho e Rita Lee, em 1983 - (Pedro Martinelli/Dedoc)
31/41 Rita Lee e Roberto Carvalho - (Pedro Martinelli/Dedoc)
32/41 Rita Lee com os integrantes da banda Os Mutantes - (Leonardo Costa/Dedoc)
33/41 Rita Lee e o conjunto Tutti Frutti - (Leonardo Costa/Dedoc)
34/41 Rita Lee no Show do Ano no Ginásio da Portuguesa - (Paulo Salomão/Dedoc)
35/41 Rita Lee com Roberto de Carvalho, em 1982 - (Sergio Berezovsky/Dedoc)
36/41 A cantora Rita Lee, em 1985 - (Jorge Rosenborg/Dedoc)
37/41 Rita Lee, cantora - (//TV Globo)
38/41 Rita Lee, cantora, em 1991 - (Dudu Tresca/Dedoc)
39/41 Rita Lee durante show no Hollywood Rock 1995, no Estádio do Pacaembu - (Claudio Rossi/Dedoc)
40/41 Rita Lee, em 1979 - (J. Ferreira da Silva/Dedoc)
41/41 Rita Lee durante show em 2008 - (Patricia Cecatti/Dedoc)
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.