A última música dos Beatles, a canção Now and Then, foi divulgada nesta quinta-feira, 2. A música foi feita a partir de uma fita demo gravada por John Lennon em seu apartamento em Nova York, nos anos 1970. John gravou a canção ao piano e a fita cassete foi entregue a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr em 1994. Na época, no entanto, a qualidade do som era muito ruim e era impossível separar a voz de John do piano, impossibilitando o uso da música.
A demora de quase trinta anos se deve a diversos fatores, mas especialmente à dificuldade tecnológica de melhorar a gravação deixada por John, equalizando sua voz e a altura do piano. O feito realizado por um programa de inteligência artificial parece simples, mas foi excepcionalmente complexo, como mostra o minidocumentário lançado pelo grupo nesta quarta, 1°, no YouTube. O curta de 12 minutos emociona ao mostrar filmagens inéditas da banda e declarações singelas dos membros remanescentes, além de Sean Lennon, filho de John.
Com o avanço da tecnologia e o uso da inteligência artificial para separar a voz de Lennon dos ruídos da fita, Paul e Ringo conseguiram uma voz límpida de Lennon. A partir daí, eles recuperaram uma gravação de guitarra que George Harrison fez em 1994 para a música. Paul e Ringo criaram novos arranjos no baixo e na bateria e incluíram na música, compondo o que pode ser considerado uma legítima gravação dos Beatles.
O resultado é emocionante, como pode ser conferido abaixo. Os fãs da banda reconhecerão de imediato os elementos típicos de uma canção dos Beatles, como o uso de instrumentos de cordas, o slide guitar característico de Harrison, o baixo proeminente de Paul e a bateria sincopada e precisa de Ringo.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial