Aos 65 anos, Madonna realizou neste sábado, 4, o maior show de sua carreira na Praia de Copacabana. Em calor de cerca 25 graus e para cerca de 1,6 milhão de pessoas, segundo a Riotur, a apresentação teve homenagens a Renato Russo, Cazuza e Paulo Freire e participações especiais dos filhos, além de Pabllo Vittar e Anitta dançando no palco. Em uma superprodução, com várias trocas de roupa, efeitos de luz e coreografias para lá de sensuais Madonna comprovou que ainda é capaz de provocar — e chocar.
A cantora subiu ao palco por volta de 22h45 com Nothing Really Matters, canção de Ray of Light (1998), sobre as mudanças na vida da artista após o nascimento da filha, Lourdes Maria. O show, que encerrou a turnê Celebration Tour, sobre os quarenta anos de carreira, é super teatral, com a cantora representando no palco diversos momentos da carreira.
Na primeira fase, Madonna conta a história de uma jovem cantora, de trinta e poucos anos, na Nova York dos anos 1980, onde interpretou Everybody, Into the Groove, Burning Up, Open Your Heart e Holiday. Antes dessa música, ela representou um momento em que é barrada de entrar em uma balada, acompanhada pelo artista Basquiat.
“O Rio de Janeiro é um dos lugares mais bonitos do mundo”, disse ela. “Minha vida é muito doida e eu vou contar algumas histórias”, disse a cantora. “Se você tem um sonho, você pode fazer o impossível possível. Não importa de onde você é. Lembre o passado e o presente”, completou.
Durante a canção Live to Tell, ela homenageou as pessoas que morreram de Aids, como Keith Haring e Freddie Mercury, além de brasileiros, como Renato Russo. “Uma homenagem a todas as pessoas que perdemos para Aids”, disse uma mensagem no telão.
https://twitter.com/globoplay/status/1786944992868470864
Na segunda parte, Madonna surgiu de peruca loira e um dos momentos mais sensuais da apresentação. Neste momento, o filho David Banda, de 18 anos, aparece tocando guitarra representando Prince. Em seguida Madonna emenda com sucessos como Erotica, Justify My Love e Bad Girl. Em Hung Up, a filha da cantora, Mercy, de 18 anos, adotada em 2019, toca piano de cauda. E em Vogue, as filhas gêmeas Stella e Estere Ciccone, de 11 anos fazem a discotecagem. É também durante Vogue que a cantora Anitta faz uma apresentação especial, julgando a coreografia dos bailarinos. Madonna também recria no palco o beijo que deu na boca de Britney Spears.
E no sábado eu vou participar do Ballroom com a Madonna, tá? #MadonnaNoGloboplay #MadonnaNoMultishow #MadonnaCelebrationTourInRio #MadonnaInRio https://t.co/sQ0XnFdo1z pic.twitter.com/0eyWXg9M96
— globoplay (@globoplay) May 5, 2024
E uma terceira fase, Madonna fez mais uma mudança de roupa, agora em estilo country, para cantar Die Another Day, Don’t Tell Me e Mother and Father. Durante a canção Music, Pabllo Vittar entrou no palco com uma camisa do Brasil e dançou com Madonna, com ritimistas de várias escolas de samba. No telão mais homenagens a brasileiros Paulo Freire, Marina Silva, Erika Hilton, Mano Brown, Marielle, a jogadora Marta, Elza Soares, Sebastião Salgado entre outros.
Na sequência, a cantora fez um longo intervalo com projeções nos telões. Ela voltou ao palco para a parte final, onde cantou Bedtime Story, Ray of Light e Rain. Em um momento de homenagem a Michael Jackson, uma bailarina surgiu com figurino da época de Like a Virgin e outro com a roupa de Michael Jackson para cantar Billie Jean. Madonna encerrou o mega show com Bitch I’m Madonna e Celebration, em uma apresentação que entra para a história da carreira da artista.
Confira o setlist do show da Madonna:
- Nothing Really Matters
- Everybody
- Into the Groove
- Burning Up
- Open Your Heart
- Holiday
- Live to Tell
- Like a Prayer
- Erotica
- Justify My Love
- Hung Up
- Bad Girl
- Vogue
- Human Nature
- Crazy for You
- Die Another Day
- Don’t Tell Me
- Mother and Father
- Express Yourself
- La Isla Bonita
- Music
- Bedtime Story
- Ray of Light
- Rain
- Bitch I’m Madonna
- Celebration
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial