Grammy 2023: Com Boca Livre, Brasil leva prêmio de melhor álbum pop latino
Quarteto carioca ganhou a estatueta por álbum gravado em parceria com o cantor panamenho Ruben Bladés
O quarteto carioca Boca Livre, formado em 1978, ganhou neste domingo, 5, o Grammy de melhor álbum de pop latino por Pasieros (2022), gravado em espanhol em parceria com o cantor panamenho Ruben Bladés. O grupo concorria com astros como Christina Aguilera e o colombiano Sebastian Yatra.
A vitória ganha um sabor agridoce, já que o grupo está separado desde janeiro de 2021 motivado por divergências políticas. Zé Renato (voz e violão), Lourenço Baeta (voz, violão e flauta) e David Tygel (voz e viola caipira) deixaram a banda por discordarem do posicionamento de Maurício Maestro (voz, baixo, violão e arranjos) e dono da marca Boca Livre.
O álbum foi gravado em 2011 mas só lançado no ano passado, por isso ele concorreu na premiação deste ano. O disco contou ainda com a participação dos brasileiros João Carlos Coutinho (piano), Jorge Helder (baixo), Chiquinho Chagas (acordeão), Jessé Sadoc (trompete), Iura Ranevsky (violoncelo), Wanderson do Cavaco (cavaco), Pantico Rocha e Robertinho Silva (bateria) e Marcelo Costa, Marcos Suzano e Marçalzinho (percussão).