De surpresa, Rush anuncia turnê de reunião da banda para 2026
Os shows da 'Fifty Something' são uma celebração ao legado do baterista Neil Peart, morto em 2020

Longe dos palcos desde 2015, a banda canadense de rock Rush anunciou nesta segunda-feira 6 uma turnê de reunião para o próximo ano. Em homenagem ao baterista e letrista Neil Peart, morto em 2020 aos 67 anos, o vocalista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson farão seu retorno aos palcos ao lado da baterista alemã Anika Nilles, que vai ocupar o lugar de Peart.
Intitulada Fifty Something, a turnê chega como uma celebração das mais de cinco décadas de existência de uma banda seminal do rock progressivo, e que está em atividade desde 1968. Descrito como uma “celebração da música, do legado e da vida do falecido baterista e letrista Neil Peart”, o comeback está programado para passar por sete cidades na América do Norte, começando por Los Angeles em julho de 2026.
A turnê seguirá para a Cidade do México e depois passará por Forth Worth, Chicago, Nova York e Toronto, terminando com um show único em Cleveland, no dia 17 de setembro. As notícias foram divulgadas em primeira mão para a imprensa e fãs selecionados em um evento particular e secreto na cidade de Cleveland, em Ohio. Em uma entrevista descontraída com Lee e Lifeson, a volta da banda foi anunciada de surpresa à plateia.
Lee revelou mais detalhes sobre o retorno e a união com a baterista Nilles em um comunicado no qual afirma que estão “trabalhando duro, ensaiando e pensando no show do Rush” e que novos músicos se juntarão à equipe para “expandir” o som e dar mais liberdade aos veteranos. O vocalista também disse que a ideia de realizar a turnê foi uma “decisão muito difícil”, devido à perda devastadora de Peart. “Foi um momento muito triste e levou tempo para sequer pensarmos nisso”, contou Lee, acrescentando: “E como substituir alguém que é insubstituível?”
Os artistas demonstraram grande empolgação com a chegada de Nilles: “Nós não poderíamos estar mais empolgados em apresentá-la para a nossa base de fãs do Rush dedicada e leal, os quais, nós sabemos, vão dar a ela todas as chances de prestar bem esse papel quase impossível”, escreveram. Premiada compositora e também produtora, a alemã já esteve em turnê com Jeff Beck e conta com quatro álbuns solos lançados.
A viúva de Peart, Carrie Nuttall-Peart, e sua filha, Olivia, prestaram apoio à turnê, destacando a empolgação com a volta da banda às estradas. “Estamos muito felizes em apoiar a turnê Fifty Something, celebrando uma banda cuja música ressoou e inspirou fãs por gerações, e em honrar o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista […] À medida que a banda entra neste novo capítulo, ele promete ser verdadeiramente inesquecível. Estamos ansiosas para ver como sua nova visão se desenrola e para ouvir esta música lendária tocada ao vivo mais uma vez.”
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial