Como um comercial de cerveja ajudou a criar o especial de Roberto Carlos
Criado por Boni, o programa de Natal do cantor se tornou uma tradição no país, exibido há 50 anos

Nesta sexta-feira, 20, o cantor Roberto Carlos, de 83 anos, fará seu 80º especial de fim de ano na Globo. O programa de TV, hoje um clássico incontornável de Natal, surgiu de maneira peculiar. A ideia inicial era que o programa ocorresse sempre em janeiro, mas uma cláusula no contrato em que Roberto Carlos proibia a venda de publicidade para cervejarias e marcas de cigarro melou tudo.
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, o todo-poderoso da TV Globo, conta em sua autobiografia que fez uma proposta para contratar o cantor para fazer programas semanais na emissora, mas o cantor não gostou do formato e sugeriu fazer atrações anuais, o que foi aceito por Boni. Porém, quando o primeiro programa foi anunciado na TV, ele surgiu acompanhado justamente de uma marca de cerveja. O cantor imediatamente ligou para o executivo e pediu para tirar a propaganda do ar. O programa foi exibido sem a publicidade, mas deu prejuízo. Para compensar, Roberto sugeriu fazer um novo, de graça, em dezembro. O resultado deu tão certo que foi mantido nos anos seguintes.
“Boni tem uma importância muito grande na minha carreira na televisão. Foi ele que me contratou para ir para a Globo”, contou Roberto Carlos em um vídeo publicado no Instagram de Boni. “Ele é um mestre e um amigo”, afirmou o cantor. O primeiro especial de fim de ano de Roberto Carlos foi a ar no dia 24 de dezembro de 1974. Desde então, em apenas duas ocasiões ele não foi exibido: em 1999, devido à morte da esposa do artista, Maria Rita. E em 2020, devido à pandemia de Covid-19.
Nos últimos anos, a tarefa de dirigir o especial coube ao filho de Boni, o Boninho. Neste ano, mesmo fora da Globo, o diretor também foi responsável pelo especial. Devido a idade avançada do cantor e o fim do contrato dele com a Globo, provavelmente o programa seja o último. Ele foi gravado no final de novembro durante um grande show no estádio Allianz Parque, em São Paulo e contou com Roberto Frejat (ex-Barão Vermelho), Paulo Ricardo (ex-RPM) e João Barone (Paralamas do Sucesso). Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Wanderléa, Chitãozinho & Xororó, Sophie Charlotte, Leticia Colin e Dira Paes também foram convidados. O programa será o segundo após a morte de seu melhor amigo e parceiro de composições, Erasmo Carlos, em 2022, que foi homenageado neste ano.