Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

Como Raul Seixas entrou na campanha publicitária de uma empresa bilionária

Entenda como as músicas 'Maluco Beleza' e 'Gita' foram autorizadas para serem usadas em propagandas da Suzano e da Positivo

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jul 2024, 17h47 - Publicado em 4 jul 2024, 14h39

No início do ano, os fãs de Raul Seixas foram surpreendidos com duas grandes publicidades, coincidentemente exibidas em sequência no intervalo do Jornal Nacional, que usavam as músicas do roqueiro. Na primeira, a canção Maluco Beleza ilustrou um comercial da Suzano, empresa fabricante de celulose. A segunda, contou com o clássico Gita no comercial da Positivo, empresa de tecnologia. Por trás das duas propagandas está uma negociação que envolveu as editoras da Warner e Universal e as herdeiras do músico. Já o valor para a liberação das músicas, segundo estimativa do mercado, girou entre 1 milhão de reais a 1,5 milhão de reais.

A autorização para o uso da canção chamou a atenção porque não é comum ouvir músicas de Raul Seixas em campanhas publicitárias. A família costuma ser bastante rigorosa em liberar essas faixas. Hoje, a responsável por gerir a obra é a filha mais nova do músico, Vivi Seixas, que atua em consonância com as duas irmãs mais velhas, Scarlet e Simone, que vivem nos Estados Unidos.

Segundo Sylvio Passos, um dos fãs mais antigos de Raul Seixas e estudioso da obra do músico, sempre surgem pedidos para o uso da música de Raul em publicidade, mas que a família não autoriza por não enxergar nenhuma conexão do músico com a campanha. Alguns anos atrás, por exemplo, uma empresa de seguros tentou usar Maluco Beleza, mas não foi autorizada. A razão teria sido o baixo valor oferecido para o uso da obra, coisa de 300.000 reais, além da campanha não fazer sentido para a família.

Alguns anos atrás, no entanto, Claudio Roberto (1952-2022), parceiro de composição de Raul Seixas, autorizou o uso de Maluco Beleza numa campanha das Casas Bahia. O valor pago na ocasião foi muito baixo, mas a família autorizou porque Claudio estava enfrentando dificuldades econômicas. A peça publicitária ficou poucos dias no ar.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.