O uniforme de 1996 do Guarani, time de Campinas, interior de São Paulo, campeão brasileiro em 1978 e atualmente na série B, virou febre entre ídolos dos grupos de k-pop na Coreia do Sul, se tornando uma desejada peça de roupa entre os jovens asiáticos.
A principal responsável por divulgar a camisa é a cantora Gaeul, que tem 1 milhão de seguidores no Instagram, vocalista do grupo IVE, que fez a peça viralizar após usar o uniforme em uma foto publicada em suas redes sociais. Após a foto, outra cantora pop, a Rio, do grupo japonês Niziu, também apareceu com a camisa. O time, no entanto, não está lucrando com nenhuma dessas vendas, já que as peças não são oficiais.
Após as fotos, as lojas coreanas e japonesas começaram a replicar o uniforme com o escudo do Guarani e em camisas de diversas cores, até preta, cor do rival Ponte Preta. A razão para o interesse na camisa, defendida pelo próprio time, pode ter relação com uma excursão que a equipe fez em 1996 pelo Japão para disputar dois amistosos. A camisa foi trocada com outros jogadores após o fim do jogo e outras distribuídas para fãs.
“Essa repercussão foi totalmente inesperada para nós. Um alcance gigantesco, e uma conexão cultural até então impensável. Tivemos uma exposição imensa da marca, uma visibilidade muito grande no cenário internacional. Agora, o clube já trabalha para fazer mais barulho em cima disso. Em breve, o torcedor terá mais novidades dentro desse universo k-pop”, disse Adriano Hintze, do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de marketing do Guarani, em comunicado oficial.
https://twitter.com/guarani_kpop/status/1711695106388959521
https://twitter.com/guarani_kpop/status/1746760096468590794
https://twitter.com/guaranifc/status/1711483311388758097
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial