‘Brat’ é palavra do ano para o dicionário Collins; entenda seu significado
Nome do sexto álbum de Charli XCX se transformou em meme e caiu nas graças dos apoiadores de Kamala Harris
Nesta sexta-feira, 1° de novembro, o dicionário Collins nomeou “brat“ como a palavra do ano de 2024. Melhor traduzido como “pirralha”, o termo em inglês era utilizado para descrever crianças malcriadas, mas ganhou um novo significado quando foi título do sexto álbum da cantora pop Charli XCX. O projeto chegou às plataformas de streaming em junho e se transformou em meme.
“Mais do que um disco de sucesso, ‘brat’ é um fenômeno cultural que ressoou com pessoas de todo o mundo. Além disso, o ‘verão brat’ se consolidou como uma estética e um estilo de vida”, disse o dicionário em um comunicado. “Canalizando tanto autoaceitação quanto rebeldia, é uma palavra adequada para 2024, um ano em que hedonismo e ansiedade se combinaram para formar uma mistura intoxicante”, acrescentou.
Nas palavras de Charli, cujo nome real é Charlotte Aitchison, “o termo brat descreve uma garota que é um pouco bagunceira, gosta de festejar e às vezes diz algumas coisas idiotas, que se sente como ela mesma, mas talvez também tenha um surto”, explicou a cantora em um vídeo postado no TikTok. “Ela meio que se diverte com isso, é muito honesta, muito direta. Um pouco volátil. Isso é brat”, completou a artista.
A palavra foi adotada até mesmo por apoiadores de Kamala Harris. Pouco depois de Joe Biden desistir de sua campanha à reeleição, Charli endossou a candidatura da atual vice-presidente em seu perfil no X, antigo Twitter: “Kamala é brat”, escreveu a artista. O apelido caiu nas graças da democrata, que alterou as cores da conta oficial de sua campanha no X para o verde-limão, mesmo tom utilizado na capa do disco de Charli. Com a mudança, o perfil ganhou mais de 500.000 seguidores em um único dia.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial