Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super BlackFriday: Assine VEJA a partir de 5,99
Imagem Blog

O Mundo de Sofia

Por Sofia Cerqueira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viajar é abrir portas para novas culturas, experiências e descobertas.

Veja o segmento que não para de crescer na indústria do turismo

Setor deve movimentar 1,3 trilhão de dólares só este ano; a colunista testou cinco terapias em spas de hotéis de luxo

Por Sofia Cerqueira Atualizado em 19 nov 2025, 14h55 - Publicado em 19 nov 2025, 10h21

Com a sua história intrinsecamente ligada ao uso terapêutico da água e às civilizações antigas, os spas evoluíram ao longo dos séculos de um simples banho curativo para grandes complexos de bem-estar. Na Grécia e Egito Antigos, por exemplo, o uso da água para cura e beleza já estava presente. Os egípcios foram além, integraram rituais de autocuidado usando ingredientes naturais, como mel e leite. Os romanos, por sua vez, se destacaram como pioneiros na construção de extensas e luxuosas termas em todo o seu império. Outro registro histórico dá conta de que o nome spa se originou da cidade belga de “Spa”, na província de Liège, que ficou famosa por suas fontes termais.

Hoje, os spas fazem parte de uma poderosa engrenagem que move o wellness tourism (turismo de bem-estar), um dos segmentos que mais cresce nesta indústria. Só para se ter ideia, essa área deve movimentar cerca de 1,3 trilhão de dólares em 2025, em todo o mundo. Voltado para experiências que promovam a saúde física, mental e espiritual dos viajantes, o turismo de bem-estar engloba uma gama de opções, como retiros de ioga e meditação; atividades com contato com a natureza; terapias alternativas e de autoconhecimento; programas de alimentação saudável e, claro, os spas.

No último mês, a colunista testou cinco terapias oferecidas por spas que funcionam em hotéis de luxo no Rio de Janeiro. Todas as massagens estão disponíveis para hóspedes e visitantes, com hora marcada.

 

Veja a seguir um pouco da experiência:  

Spa do Hotel Fasano: extenso menu de terapias à disposição de hóspedes e visitantes
Spa do Hotel Fasano: extenso menu de terapias à disposição de hóspedes e visitantes (Daniel Pinheiro/VEJA)

Terapia de Equilíbrio, Corpo e Mente, FASANO:

Com duração de 80 minutos e disponível em todos os spas dos hotéis do grupo no Brasil, esta sessão de massagem garante promover um profundo relaxamento e a reconexão entre corpo e mente. Com a manipulação dos tecidos, da sola dos pés ao couro cabeludo, é ideal para quem está exausto e quer restaurar as energias. A experiência de relaxamento, uma das mais novas oferecidas pelo Fasano, começa com um escalda-pés em uma infusão de lavanda, flor de laranjeira, laranja, rosas e óleos essenciais. Enquanto os pés repousam nesse líquido aquecido, é realizada uma massagem nos ombros e pescoço, iniciando o alívio das tensões acumuladas na região.

No conforto de um colchão aquecido e com o auxílio de toalhas quentes em pontos estratégicos, o tratamento com óleos também aquecidos envolve movimentos de shiatsu com deslizamentos e suaves alongamentos. Durante o processo, são estimulados pontos meridianos e acupunturais, favorecendo a circulação e desbloqueando as articulações. O ritual promete ainda promover a melhora das emoções e despertar a energia vital. Ao final da massagem, a sensação, como atestou a colunista, é de relaxamento total. Os spas Fasano têm ainda um extenso menu de terapias à disposição dos hóspedes e visitantes, incluindo o Spa Day, com 4 ou 6 horas.

Continua após a publicidade

Além dos spas com a bandeira Fasano no Brasil, a Terapia de Equilíbrio, Corpo e Mente está disponível no hotel de Punta del Este, no Uruguai, e no Boa Vista Surf Lodge, no interior de São Paulo. Os preços da sessão começam em 808 reais.

 

Spa Santapele, do Emiliano: o Ritual Relaxante do Cacau é uma das novas terapias oferecidas
Spa Santapele, do Emiliano: o Ritual Relaxante do Cacau é uma das novas terapias oferecidas (Reprodução/VEJA)

Ritual Relaxante do Cacau, EMILIANO:

Instalado no 11º andar, no caso do Emiliano Rio, o Spa Santapele é um oásis para promover o reequilíbrio do corpo e da mente. Antes de qualquer terapia, recomendo ir até a varanda e observar a incrível vista do local, debruçada sobre a Praia de Copacabana. O relaxante ritual, ao qual a colunista se submeteu, é um verdadeiro tributo ao cacau. A experiência começa com uma esfoliação nos pés com nibs (pedaços crocantes de amêndoas de cacau torradas, secas e trituradas), seguida de uma massagem com manteiga de cacau, tudo com um travesseiro aquecido no pescoço.

A sessão de relaxamento continua com uma massagem corporal, com o auxílio de uma vela de cacau exclusiva do spa, cuja temperatura do líquido despejada sobre o corpo é bem agradável. Ao longo do ritual, há momentos em que há a degustação de chocolates – 60%, 75% e 100% cacau. A jornada termina com um tratamento facial também com cacau, totalmente orgânico. Aliás, no Santapele são usados apenas produtos veganos e cruelty-free – produzidos sem a realização de testes em animais. Foi realmente especial a experiência no spa do Emiliano, que oferece ainda um cardápio de massagens, como aromáticas, shiatsu, drenagem linfática, reflexologia, além de procedimentos personalizados.

A Massagem Relaxante do Cacau está disponível nos hotéis Emiliano do Rio e de São Paulo. O procedimento de 1h30 sai a 1 360 reais.

Continua após a publicidade

 

Massagem Lomi Lomi, no Fairmont: movimentos lentos, firmes e fluídos garantem o relaxamento total
Massagem Lomi Lomi, no Fairmont: movimentos lentos, firmes e fluídos garantem o relaxamento total (Reprodução/VEJA)

Massagem Lomi Lomi, FAIRMONT:

Relaxar, descansar e reconectar-se são três pilares ressaltados pelo Fairmont Spa, na Praia de Copacabana, que conta com cinco salas (duas delas para casal) e um extenso menu de terapias corporais e faciais. Nesse leque, entram tratamentos relaxantes, energizantes, com pedras quentes, desportivos, de esfoliação corporal e de rejuvenescimento facial, entre vários outros. Durante uma hora, a colunista experimentou a Lomi Lomi, uma tradicional massagem havaiana, com sua origem há quase cinco mil anos.

Com movimentos lentos, firmes e fluídos, a técnica faz parte da medicina tradicional polinésia e tem foco, sobretudo, nas costas, ombros e pernas. Promete dissolver as tensões e restaurar a vitalidade, harmonizando o fluxo energético do corpo. A experiência começa com um agradável escalda-pés e segue em uma maca, preparada com uma manta aquecida. A massagem é iniciada pelos pés, continua na perna e se estende pelo corpo até chegar na cabeça. Para finalizar, após essa sessão de relaxamento, vale tomar um exótico – mas bem gostoso – chá de banana com pera. A pessoa sai leve. Se quiser ainda passar alguns momentos relaxando no local, além de salas especiais, o uso das saunas secas e a vapor já está contemplado no serviço.

A experiência oferecida no spa do Fairmont Rio de Janeiro, que é baseada na técnica que faz parte da medicina tradicional havaiana, sai a 410 reais, mais taxas.

Massagem Santa Teresa, no spa do hotel-boutique MGallery: o ritual é oferecido na versão de 80 ou de 110 minutos

Continua após a publicidade

Massagem Santa Teresa, no spa do hotel-boutique MGallery: o ritual é oferecido na versão de 80 ou de 110 minutosMassagem Santa Teresa, MGALLERY:  

A experiência, batizada com o nome do bairro que abriga o hotel-boutique de luxo, no Rio de Janeiro, promete refletir a energia vibrante da cidade. Com duração de 80 ou 110 minutos, o protocolo prevê a combinação de uma massagem relaxante, com movimentos fluidos e ritmados que estimulam a circulação linfática. No ritual, uma novidade do Le Spa, são usados blends exclusivos de óleos preparados com plantas nativas, como copaíba e café. A ideia, além de garantir um relaxamento profundo, é proporcionar um mergulho sensorial na biodiversidade tropical.

Para potencializar os seus efeitos, a massagem Santa Teresa inclui ainda um tratamento facial personalizado, que promove luminosidade e rejuvenescimento da pele. A sessão, a qual a colunista se submeteu e aprovou, começa com um escalda-pés num ambiente relaxante e continua em uma das salas de massagem, com o uso de toalhas quentes em alguns momentos. A sensação, após o tratamento, é de muita leveza e tranquilidade. O SPA conta com um menu diversificado, que inclui ainda banhos aromáticos e tratamentos personalizados, com foco no equilíbrio do corpo e da mente. Aproveite depois para tomar alguma coisa no bar junto à piscina do hotel, o lugar é cercado de verde e muito especial.

A massagem Santa Teresa, no Le Spa, com duração de 80 minutos custa 580 reais e a com 110 minutos sai a 760 reais.

 

Terapia Apuama, no Grand Hyatt:
Terapia Apuama, no Grand Hyatt: “descompressão” das tensões do cotidiano (Lipe Borges/VEJA)
Continua após a publicidade

Massagem Apuama, GRAND HYATT:

Diferente das massagens tradicionais e com um resultado relaxante surpreendente, como comprovou a colunista, a massagem Apuama combina fluidez e ritmo em uma sequência de movimentos harmoniosos. A “descompressão” das tensões cotidianas acontece naturalmente, em meio a manobras amplas, toques profundos e alongamentos suaves – que parecem pequenos balanços de partes do corpo. Em alguns momentos do ritual são postas toalhas quentes no tronco, nas costas e nos pés.

Ao contrário da maioria das terapias, a Apuama começa pela cabeça e pescoço, seguida por uma leve massagem no rosto, com a pessoa ainda deitada com a barriga para cima. Depois segue pelo tronco, braços, mãos, pés e pernas. Só na sequência, deita-se de bruços, quando todo o procedimento é repetido. A massagem é realizada com óleo de coco aquecido – que promove um conforto e facilita o deslizamento. Tudo em meio a uma música ambiente escolhida pelo cliente, que pode ser de sons da natureza, de piano ou que favorecem à meditação. O Atiaia Spa & Fitness, com 970 metros quadrados, tem um leque de terapias disponíveis, além de sauna seca e a vapor disponíveis para seus clientes.

A Massagem Apuama conta com versões 50 e 80 minutos, com valores de 396 reais e 519 reais respectivamente.

 

Com o olhar cultivado em redações por mais de 30 anos, convido você a viajar pelo mundo, por aqui. Nesse amplo e diversificado roteiro, cabem um destino encantador, uma suíte especial, uma experiência única, uma curiosidade do setor e tudo mais que possa instigar quem está de malas prontas ou sonha em pôr o pé na estrada. Siga também o perfil no Instagram @omundodesofia_cerqueira

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.