PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Um governo para lá de tóxico

Desprezo pela vida e o meio ambiente

Por Ricardo Noblat
26 fev 2021, 09h00

Deu no Diário Oficial da União: o Ministério da Agricultura aceitou o pedido de registro de 67 novos agrotóxicos, sendo sete deles considerados “extremamente tóxicos” pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Do início do governo Bolsonaro para cá, 590 produtos com esta finalidade foram aprovados.

O registro de agrotóxicos aumentou vertiginosamente neste governo se comparado com o que aconteceu no início dos governos de seus antecessores. Nos dois primeiros anos do governo Lula foram 117 produtos. Saltou para 188 nos dois primeiros anos de Dilma. E para 470 no mandato de Michel Temer (2017-2018).

Dos novos produtos liberados para aplicação pelo atual governo, 24 foram considerados tóxicos e sete “extremamente tóxicos”. A Anvisa, responsável pela classificação, considera tanto o impacto da exposição dos aplicadores de agrotóxicos quanto o de riscos de resíduos que possam ser encontrados nos alimentos tratados.

Se isso ainda não bastasse, 54 produtos do novo lote, ou 80% do total, são considerados perigosos ou muito perigosos ao meio ambiente, contendo substâncias que podem, entre outros efeitos, atingir águas subterrâneas ou provocar a morte de organismos marinhos. Vidas pouco importam.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.