Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Supremo vira casa de barganha

Poder estropiado

Por Ricardo Noblat
Atualizado em 30 jul 2020, 20h08 - Publicado em 26 nov 2018, 07h00

Nunca antes na história deste país se viu um presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) barganhar com o presidente da República a aprovação de reajuste salarial para si e seus pares.

Pois é o que faz há duas semanas o ministro José Antônio Dias Toffoli, que garante acabar com o auxílio-moradia dos juízes em troca do aumento aprovado pelo Senado.

O aumento depende de sanção do presidente Michel Temer. Toffoli já conversou a respeito com ele e também com o futuro xerife da economia, Paulo Guedes, o Posto Ipiranga de Jair Bolsonaro.

Se o presidente do STF considera ilegal ou abusivo o auxílio-moradia para juízes, deveria simplesmente propor sua extinção, levando-a ao exame dos demais ministros do tribunal.

No entanto, quando condiciona a extinção do auxílio à certeza de que o aumento de salário será sancionado por Temer, na verdade propõe uma troca. Patrocina uma barganha.

Continua após a publicidade

A mais alta corte de Justiça do país não é casa de barganhas. A ela cumpre zelar estritamente pela aplicação rigorosa da lei e distinguir o que está de acordo com ela e o que não está.

Toffoli se apequena e apequena o cargo que ocupará por dois anos ao proceder assim. E, por tabela, com a cumplicidade ou não da maioria dos ministros do STF, abastarda o poder que representa.

Temer é um presidente da República duas vezes denunciado por corrupção. Quando deixar o cargo, perderá o foro especial e poderá ser preso por ordem de qualquer juiz.

Tudo o que ele não quer é ficar mal com aqueles que decidirão a sua sorte. Por isso está pronto para dar a Toffoli o que ele pede mesmo sem a garantia de receber em troca o que Toffoli lhe promete.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.