A não ser que a Justiça o contemple com alguma decisão generosa, Lula tem tudo para ficar um longo tempo na cadeia.
Será preso hoje porque foi condenado a 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.
No próximo semestre, poderá ser condenado no caso do terreno comprado pela Odebrecht para o Instituto Lula e do apartamento vizinho ao dele em São Bernardo do Campo.
Lula responde a pelo menos mais oito processos – entre eles, o do sítio de Atibaia, reformado de graça para seu uso pelas construtoras Odebrecht e OAS. Neste, as provas do crime são assombrosas.
Ciro Gomes, candidato do PDT à sucessão do presidente Michel Temer, já prometeu indultar Lula caso se eleja.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)