Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nabuco

“O corpo pode ser demolido, não o seja nunca o espírito”

Por Gustavo Krause
Atualizado em 30 jul 2020, 19h27 - Publicado em 8 set 2019, 11h00

“Primeiro morreu o embaixador”. Assim, Angela Alonso começa a construção do perfil de Joaquim Nabuco na obra “Joaquim Nabuco – Os salões e as ruas”. Sob o título, “As três mortes de Nabuco”, a autora começa a biografia, pela morte do biografado, descrevendo os rituais e os legados de sua carreira pública. Na embaixada dos Estados Unidos, o cavalheiro culto, elegante e gentil, cativara os americanos com modos e a ideia do pan-americanismo.

Dois meses depois, embalsamado, escreve Ângela: “Na antiga capital do Império, desembarcaram outro morto: o intelectual monarquista”. No Palácio Monroe, os políticos, o povo e os intelectuais da Academia Brasileira de Letras foram homenagear seu secretário vitalício.

“O abolicionista morreu foi no Recife”. Lá marinheiros descendentes de escravos que ajudara a libertar o desembarcaram do vapor Carlos Gomes”. O destino de Nabuco estava traçado entre o fascínio cosmopolita e “o forte arrocho do berço”, declarado sentimento político e afetivo de pertença que o acolheu eternamente. “Os braços abolicionistas o devolveram ao seu palco principal, o teatro Santa Isabel, onde fora nada menos que um astro”.

Em solo pernambucano, sentiu a fusão humana e social com o negro quando “absorveu o leite preto que o amamentou; ela envolveu-me como uma carícia muda toda minha infância (…); entre mim e eles deve ter se dado uma troca contínua de simpatia, de que resultou a terna e reconhecida admiração que vim mais tarde a ter pelo seu papel”.

Continua após a publicidade

Mais que abolicionista, FHC, em “Pensadores que inventaram o Brasil”, o define como um “reformista social” pela visão includente da cidadania de negros e brancos a partir do acesso democrático à terra e às luzes da educação. Nabuco tinha razão: “a escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil” e segue sutil ou ostensivamente, esgarçando os laços da coesão social.

Em 19/08/19, Nabuco faria 170 anos, Dia do Historiador, em sua homenagem. Não li ou escutei algo relevante sobre a data e seu patrono. É possível que a inquietação do cotidiano brasileiro, animado com encrencas infindáveis e inúteis, tenha contribuído para um silêncio constrangedor.

Em qualquer hipótese, vale lembrar o que o enfermo Nabuco escreveu no seu diário, um ano antes de sua morte: “O corpo pode ser demolido, não o seja nunca o espírito”; e, moribundo, venceu o torpor e suplicou ao médico; “Pareço estar perdendo a consciência…Tudo menos isso”!

Continua após a publicidade

Que a consciência histórica ilumine a escolha do Embaixador do Brasil nos EUA.

 

Gustavo Krause foi Ministro da Fazenda 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.