Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Generais ouvem calados elogios a torturador

Silêncio cúmplice

Por Ricardo Noblat
Atualizado em 1 mar 2018, 09h00 - Publicado em 1 mar 2018, 09h00

Em setembro passado, ele já havia defendido publicamente uma intervenção militar no país. Não foi punido. Dois meses depois, disse que o governo do presidente Michel Temer só se mantinha de pé porque montara “um balcão de negócios”. Não foi punido.

Ao despedir-se, ontem, da carreira militar, o general Antonio Hamilton Mourão, secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército, chamou de herói e exaltou as qualidades do ex-coronel Brilhante Ustra, famoso por ter torturado presos políticos durante a ditadura de 64.

Foi ouvido calado por seus colegas de farda e aplaudido ao fim do discurso no Salão de Honras do Comando Militar do Exército, em Brasília. A respeito dele, nas redes sociais, o general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, escreveu:

“Na cerimônia de passagem para reserva do General Mourão – soldado na essência d’alma! -, sentimos emoção genuína e reconhecimento ao Exército. Todos te agradecemos amigo Mourão os exemplos de camaradagem, disciplina intelectual e liderança pelo exemplo”.

À saída da cerimônia, Mourão renovou seu apoio à candidatura a presidente do deputado Jair Bolsonaro (“Se tiver que subir no palanque, eu subo”), criticou os políticos (“As pessoas entram na política não para servir, mas para se servir”) e até a Justiça.

Está pronto para disputar em breve a presidência do Clube Militar, no Rio, que reúne oficiais como ele que passaram à reserva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.