Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Brasil, um país ridículo

Os candidatos gastaram o tempo que lhes coube ou esfaqueando os concorrentes ou narrando as maravilhas invisíveis que fizeram até aqui.

Por Maria Helena RR de Sousa
Atualizado em 4 jun 2024, 17h37 - Publicado em 17 ago 2018, 14h00

Dá tristeza, dá muita tristeza acompanhar os debates televisivos dos candidatos a presidente da República. Nem por isso pretendo deixar de assisti-los. Doendo ou não, precisamos saber quem são essas figuras que tudo prometem e para as quais tudo parece ter soluções miraculosas.

Mas nenhum debate até agora, nem desta nem doutras eleições, ultrapassou o debate para governador do Rio de Janeiro que a Band nos ofereceu na noite de ontem. Uma coisa eu diria: foi inacreditável!

Em vez de aproveitar o valioso tempo de TV que a Band lhes deu, os candidatos, em sua grande maioria, gastaram o tempo que lhes coube ou esfaqueando os concorrentes ou narrando as maravilhas invisíveis que fizeram até aqui. É preciso ter muita paciência para assistir ao programa até o final…

Paciência eu tive. O que me faltou, francamente, foi estômago.

Continua após a publicidade

Na verdade, não sei se esse tipo de debate nos ajuda, a nós eleitores. Também não sei sugerir o que seria melhor, não sou marqueteira, nem política. O fato é que aqueles que aparecem em primeiro lugar nas pesquisas acabam sendo mais perguntados e com isso ganham maior visibilidade. Ganham muito mais tempo que os outros. Não sei se os menos perguntados teriam coisas mais inteligentes e úteis a nos explicar, vai saber. Mas justo, esse sistema não me parece ser.

Pobre Brasil. É um país que não chega nunca ao futuro, ao contrário, vive a olhar o passado. Parece sempre almejar um retrocesso. No fundo, é um país ridículo, onde em todos os estados vemos figuras gastas, deletérias, sem estofo, sem tutano.

Fico me perguntando se em Alagoas não nascem alagoanos que não sejam Calheiros ou Collor. Se o Maranhão ainda não se cansou dos Sarney. Se Pernambuco vai aceitar, tranquilo e sem ir para as ruas, a rasteira que o PT deu na neta de Arraes. Se Minas, a linda terra de Tiradentes, vai mesmo enviar para o Senado ninguém menos que o poste de Lula, a dona Dilma, aquela do mandato cassado mas dos direitos intocados!

Continua após a publicidade

Sabem qual é meu maior receio? Que, de repente, debaixo dos mantos fantasia dos candidatos haja encoberto um tipo Donald Trump. Já pensaram nessa impossibilidade bem possível?

Que Nossa Senhora Aparecida nos proteja dessa desgraça e perdoe nossos erros, para que nossos filhos e netos não venham a sofrer por nossas escolhas obtusas.

 

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa é professora e tradutora, escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. www.facebook.com/mhrrs 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.