Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Neuza Sanches

Por Neuza Sanches Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Negócios, Mercados & Cia
Continua após publicidade

Cartão de crédito X Pix: uma batalha cultural

Pesquisa inédita mostra que o brasileiro ainda prefere usar o cartão de crédito – parcelado – nas compras online, embora o Pix já esteja em seus calcanhares

Por Neuza Sanches Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 mar 2023, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cartão de crédito
    Brasileiros fazem compras online e não se importam em usar o cartão de crédito em parcelas, apesar dos juros altos (iStockphoto/Getty Images)

    O brasileiro gosta do cartão de crédito, de parcelar quase tudo por meio dele – mesmo pagando juros altos embutidos nos preços –, mas o Pix, com apenas dois anos de existência, já mostrou que veio para ficar. É o que revela pesquisa inédita da Único, empresa especializada em identidade digital, fundada em 2007. A IDTech se tornou unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos. A instituição mapeou o comportamento do brasileiro conectado nas compras online entre novembro e dezembro de 2022. Foram 1.000 entrevistados via painel online da empresa Offerwise, dentre a população brasileira conectada (PNAD / 2021 = 192.600.000 pessoas). Alguns destaques do estudo:

    1. Entre as pessoas que compraram online com cartão de crédito no último ano, 60% preferem esse meio de pagamento. O Pix aparece em segundo lugar (30%);

    2. 78% dos brasileiros conectados – População brasileira conectada: 90% (PNAD / 2021) = 192.600.000 pessoas – declararam ter realizado transações online com cartão de crédito no último ano, o que pode representar aproximadamente 150 milhões de pessoas;

    3. São três os motivos para preferência do cartão de crédito: parcelamento/tempo para pagar (38%); praticidade/facilidade (32%) e segurança (12%);

    4. Quem transaciona online com cartão de crédito no Brasil são pessoas mais jovens, mais escolarizadas, mais mulheres e, principalmente, de classes de renda mais altas. A maioria parcela as suas compras, usa cartão de crédito próprio e não tem o hábito de utilizar mais de um cartão por pagamento (mas 40% utilizam);

    Continua após a publicidade

    5. 36% dos entrevistados tiveram algum problema com aprovação indevida de compra com o seu cartão de crédito nos últimos 12 meses;

    6. Compra de itens em lojas online, além de pedidos de delivery em restaurantes e bares, são os destaques na fatura do cartão de crédito, utilizando principalmente meios como aplicativos para pagar. Carteiras digitais aparecem como maior incidência dentro do fluxo de envio de Pix;

    7. Hoje, a desconfiança para pagar com cartão de crédito de forma online existe principalmente nas redes sociais, onde a percepção de segurança e privacidade dos dados pessoais é menor.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.