Ninguém precisa ser milionário e só viajar de jatinho particular para ter uma experiência luxuosa durante as férias.
Em tempos de dinheiro curto e o país ainda se recuperando da crise, até as empresas têm evitado gastar dinheiro pagando passagens na classe executiva para seus funcionários que viajam a trabalho.
Mas, se você tiver expectativas mais realistas, se contentar com apenas algumas horas de luxo e conforto e claro, tiver um dinheirinho sobrando para gastar na sua próxima viagem, nada impede que você se transforme em um viajante VIP.
Ao invés de gastar centenas de dólares num quarto de hotel chique que você vai apenas tomar um banho rápido e passar a noite, que tal investir em pequenas extravagâncias que podem transformar sua viagem?
Fiz uma listinha com alguns destes pequenos luxos que, sempre que podemos, devemos nos dar de presente. E você, lembra de algum outro mimo que pode deixar sua viagem mais luxuosa?
1. Vá de carro!
Em muitas cidades grandes da Europa, Ásia e dos EUA o transporte público de e para o aeroporto geralmente é barato e bastante eficiente. Seja ônibus, metrô ou trem, quase sempre há uma maneira mais em conta de se deslocar. Mas por que não pagar um táxi ou chamar um Uber da próxima vez. Em alguns casos, dependendo do número de pessoas que viajam, fica até mais barato ir de carro. E aí ninguém precisa de preocupar em andar algumas quadras cheio de malas e sacolas, em não encontrar lugar para sentar no trem, etc.
2. Faça um “late check-out”!
Quem nunca teve que sair de um hotel de manhã cedo, deixou as malas na recepção e ficou fazendo turismo o dia inteiro antes de poder ir para o aeroporto todo suado para viajar a noite inteira? Já até tomei banho no aeroporto e troquei de roupa antes de embarcar uma vez depois de passar o dia no calor escaldante da Malásia. Mas muitas vezes também já resolvi investir num “late check-out”, que, para quem não sabe, é quando você paga um pouco a mais para passar algumas horas a mais no hotel. Alguns cobram pouco, outros deixam até você ficar de graça or algumas horinhas. Sempre vale a pena perguntar. E, se seu voo for apenas de madrugada, às vezes o conforto de poder descansar de verdade e tomar um belo banho antes de embarcar vale até pagar uma outra diária.
3. Pague por uma sala VIP!
Eu sou suspeita porque, em geral, acho que vale a pena gastar uma grana e investir num passe de um dia numa sala VIP de aeroporto. Como sempre chego bem antes do meu voo, gosto de poder relaxar/trabalhar, comer e tomar um vinhozinho antes de embarcar. E, como em geral comida de aeroporto é um horror e super cara e tomar uma taça de vinho pode custar os olhos da cara, às vezes vale a pena pagar para ficar num cantinho mais tranquilo. Já dei todas as dicas de como qualquer um pode ser VIP no aeroporto aqui no blog.
4. Fure a fila!
Calma, calma! Não estou falando para ninguém passar na frente dos outros, mesmo porque este é uma das coisas capazes de me tirar do sério em um segundo. Estou sugerindo que você pague uma taxa para ter direito a entrar no início da fila, seja em parques de diversão ou até mesmo no embarque no aeroporto. Muitos parques oferecem o benefício e, dependendo da época do ano que você vai, vale super a pena. Porque perder um dia na Disney e só ir em três brinquedos ninguém merece, né? Já no aeroporto, muitas empresas aéreas oferecem o “embarque prioritário”, no qual você tem direito a embarcar assim que o avião é liberado. Tem quem não goste de entrar logo. Eu sou do tipo que gosta de “inaugurar” o avião.
5. Aceite o upgrade!
É batata. Basta você chegar na locadora de carro para retirar o seu que o funcionário te oferece um upgrade. Se a sua resposta é sempre “não, obrigado”, que tal dizer sim da próxima vez e sair de lá com um modelo conversível que você sempre sonhou em dirigir ou aquele carro enorme que vai acomodar todas suas compras no final da viagem. Muitas vezes pagando apenas alguns dólares a mais por dia é possível trocar a categoria do carro alugado. O mesmo vale para hotéis. Em alguns casos, apenas algum dinheiro a mais pode te tirar daquele quarto no fim do corredor e vista do estacionamento para um com uma janela que você pode postar todos os dias a imagem no Instagram com a hashtag #roomwithaview
6. Contrate um guia de viagem!
Posso contar nos dedos da mão quantas vezes contratei um guia durante uma viagem. Mas preciso confessar que, todas as vezes, valeu super a pena. Sou do tipo independente quando viajo e gosto de ler sobre o lugar e depois me virar sozinha. Mas, em alguns casos, contratar um guia pode não só te economizar tempo, dor de cabeça como também te levar a lugares que você não descobriria sozinho. Foi assim quando fui para a China, para a Índia e para o Camboja, onde até já contei como foi a viagem aqui no blog. Especialmente em destinos mais “exóticos”, às vezes vale investir uma grana em alguém com conhecimento e que te pegue no hotel e ajude a resolver as burocracias locais.
7. Pague pelo café da manhã!
Muitos hotéis cobram a parte pelo café da manhã e, em geral, eles são bem mais caros do que você pagaria se comesse o mesmo em um restaurante local. Mas, vez ou outra, por que não pagar por este mimo e poder descer pra tomar café ainda sem ter que estar arrumado e sem a pressão de ter que encontrar um lugar enquanto seu estômago se contorce de fome? Se for um hotel que oferece aqueles buffets bem lindos e completos então, nada melhor para começar o dia. E, se você está a fim de se sentir muito VIP, peça café da manhã no quarto!