Dizem que a ficção é sempre melhor que a realidade. Nem sempre.
Basta visitar algumas das locações usadas nas séries de TV mais badaladas do momento para ver que a realidade pode ser tão _ou mais_ incrível que a ficção.
É impressionante como de uns anos para cá as séries de TV deram um salto absurdo de qualidade. Não apenas nos roteiros, mas também nas produções, que hoje em dia estão no mesmo nível de muito blockbuster por aí.
É só pensar em “Game of Thrones” (foto acima), “Westworld”, “The Crown”, “Downton Abbey”, entre outras.
Sempre amei séries de TV e como a maioria das pessoas que conheço, fiquei viciada em “Lost”há alguns anos. Fiquei tão viciada que em uma das minhas idas ao Hawaii resolvi pesquisar onde eram gravadas algumas das cenas para conhecer pessoalmente.
Com a ajuda do Google, descobri este local da foto abaixo, que muitos de vocês devem reconhecer…
A foto não está das melhores porque o dia estava meio feio, mas quem assistiu à série deve lembrar que estas eram as casas da vila de Dharma. Na realidade, as casinhas pintadas de amarelo são de um YMCA em North Shore, em Oahu.
No dia que fui, não havia ninguém e pude passear entre as casinhas, fazer fotos (inclusive essa vergonhosa aí de baixo, na qual eu estava dando uma de Kate na floresta, como dá para ver na comparação ) e me sentir um pouco parte da série, por mais bizarro que isso possa soar.
Fotos vergonhosas à parte, o fato é que viajar e poder aproveitar para conhecer locações de séries ou de filmes como La La Land, por exemplo, é uma delícia.
Que tal então conhecer um destes lugares incríveis?
1. The Crown
Inglaterra e Escócia
Quando decidiu produzir esta série sobre a rainha Elisabeth II, a ideia original da Netflix era construi a maior parte dos cenários em estúdio. Mas logo percebeu que seria impossível reproduzir a grandeza dos edifícios e partiu atrás de locações reais para gravar as cenas. Como filmar no Palácio de Buckingham era impossível, a produção escolheu a Lancaster House como alternativa. O mesmo aconteceu com a Westminster Abbey, que foi substituída pela Ely Cathedral. Já o Castelo Slains, na Escócia, que aparece no episódio oito da série, hoje está em ruínas, mas é possível visitá-lo na Escócia (foto).
2. Game of Thrones
Irlanda do Norte
Apesar de já ter usado locações em Malta, na Croácia, na Islândia e na Espanha, é na Irlanda do Norte que você irá se sentir parte deste hit da TV moderna. A maior parte das cenas internas desta série da HBO é filmada num estúdio em Belfast, mas as externas são gravadas na costa, próximo da Giant’s Causeway e em áreas como Dark Hedges, próximo à cidade de Ballymoney (foto), que na série é chamada de Kings Road. Outro local escolhido como locação foi Larrybane Headland, próximo da costa.
3. Westworld
Utah
Se Utah não fazia parte de sua lista de lugares para conhecer, passará a ser depois de assistir a alguns episódios desta série de ficção científica cujo cenário principal é Westworld, um parque temático que simula o Velho Oeste e é povoado por andróides. Uma das principais locações da série _e onde o piloto foi filmado_ é a cidade de Moab, que fica perto de dois belíssimos parques nacionais. Uma boa pedida é fazer uma road trip pela Route 128 e ir parando nos mirantes espalhados pela estrada para se sentir parte da série. Uma visita ao Dead Horse State Park (foto) e em Fisher Valley também são obrigatórias.
4. Twin Peaks
Washington
Quem era adolescente nos anos 90 certamente se animou quando a Netflix anunciou a volta deste hit que deixou todos na época se perguntando quem matou Laura Palmer. A cidade não existe de verdade, mas a série foi filmada em Snoqualmie, no estado de Washington. Uma das locações mais famosas de Twin Peaks é o Great Northern Hotel (foto), que serviu de base para o detetive Dale Cooper, do FBI, e na realidade é o Salish Lodge & Spa, onde é possível se hospedar (as diárias vão de US$ 175 a US$ 300). Logo ao lado fica a Snoqualmie Falls, a cachoeira que aparece na abertura da série. A Reinig Bridge também é destino obrigatório dos fãs da série.
5. Downton Abbey
Inglaterra
Mais uma série de época passada na Inglaterra, “Downton Abbey” usa algumas locações abertas aos visitantes. A casa da família Crawley, por exemplo, é na realidade o Castelo Highclere, em Newbury, que fica a pouco mais de 100 km de Londres e pode ser visitado e usa a série para atrair turistas. Pouco mais de uma hora ao norte de lá fica outra locação que vale a visita: a vila de Bampton. Churcgate House, a igreja St. Mary the Virgin e Church View Lane são alguns dos locais que fãs da série irão reconhecer e paradas obrigatórias para fotos.
E aí, qual sua série de TV favorita?