12 coisas que você precisa saber sobre a nova low cost Joon
'Irmã mais jovem' da Air France, que oferecerá voos para o Brasil a partir de 2018, comida orgânica e óculos 3D, tem como público alvo a geração millennial

A esta altura você já deve ter ouvido falar dos millennials, ou da Geração Y, não? Se não ouviu, eles são nada mais do que a geração nascida nos anos 80 e 90 e sucederam a Geração X.
Em termos gerais, eles são conhecidos por buscarem trabalhos com horários mais flexíveis, serem narcisistas, extremamente dependentes da tecnologia e das redes sociais, engajados politicamente, preocupados com a natureza e a alimentação e mais liberais.
É justamente este o público alvo da Joon, a nova empresa aérea apresentada pela Air France no início desta semana.
Uma das principais armas da chamada “irmã mais nova” da Air France é o preço atrativo de seus voos.
Durante o lançamento oficial, na segunda-feira, a Joon anunciou voos para Barcelona, Berlim, Lisboa e Porto a partir de € 39 (só de ida), que serão operados a partir de 1o de dezembro. Já a partir do início de maio do ano que vem, a empresa voará para Fortaleza (desde € 249, ou cerca de R$ 930, também só de ida) e Seychelles (a partir de € 299, uma perna). Todos os voos sairão do aeroporto Charles de Gaule, em Paris.

Ou seja, é mais uma opção para irmos para a Europa
, mesmo que saindo de outras cidades que não Fortaleza.
Mas é preciso ficar atento porque, se colocarmos na ponta do lápis, dependendo das datas e da tarifa do voo “sua cidade”-Fortaleza, vale mais a pena pegar um voo direto ou de outra companhia aérea… Isso sem falar na cobrança de bagagem, etc.
Dei uma olhada no trecho Fortaleza-Paris durante o mês de maio, que é quando a Joon começa a operar, e não achei nada abaixo de € 468… ou seja, nem tão low cost assim.
Mas, mesmo que não seja a melhor alternativa para um voo tão longo, é mais uma opção para voar dentro da Europa, o que nunca é uma coisa ruim.
Então, se você ficou curioso sobre a Joon, que se auto-intitula uma empresa aérea entre as tradicionais e as low cost, separei algumas coisas que você precisa saber…
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> Destinos
Para começar, serão quatro na Europa e outros dois fora. A periodicidade varia conforme o destino: Barcelona terá 51 voos por semana, Berlim, 37, Lisboa, 28 e Porto, três. Já os voos longos terão uma periodicidade menor. Fortaleza receberá voos duas vezes por semana, enquanto Mahé, nas Seychelles, terá três voos semanais. A ideia é que as rotas nunca coincidam com as da Air France. Na realidade, 70% dela é composta por antigas rotas da Air France que foram suspensas por serem deficitárias.
> Público
A idéia é atrair um público na faixa dos 18 a 35 anos, com foco nos millennials. Segundo pesquisas feitas pela Air France, no ano passado, eles viajaram pelo menos três vezes para fora da França e correspondem a 38% do mercado aéreo francês. Já na empresa aérea, representam cerca de 22% da clientela.

> Frota
A intenção da empresa é chegar em 2020 com 28 aviões. Destes, 18 serão para voos de média distância e os outros 10 para voos de longa duração, como Paris-Fortaleza. Pelo menos no início, os aviões usados serão o A320 e o A350.
> Tripulação
Os pilotos da Joon serão os mesmos da Air France, mas não os comissários de bordo. A empresa já tem quase 140 funcionários em seu quadro e a meta é chegar a cerca de 1000 em 2020.

> Uniforme
Como o objetivo é atrair clientes jovens, nada de uniformes muito formais para a tripulação. Tênis branco, sapatilhas, colete sem mangas, vestidos simples e camisetas polo fazem parte do kit dos funcionários.
> Milhas
Como faz parte do grupo que já conta com Air France, Transavia (low cost de média distância) e Hop! (doméstica), os passageiros da Joon poderão acumular e gastar milhas no programa Flying Blue. Dependendo do status (Gold ou Platinum), terão também direito a usar os lounges da Air France nos aeroportos.

> Assentos
Assim como acontece com as empresas low cost, não será possível reservar a poltrona no momento da compra. O passageiro poderá optar por janela ou corredor quando estiver comprando o bilhete, mas o lugar só será designado no momento do check-in. Haverá, porém, a opção Seat Plus, paga, que oferecerá mais espaço para as pernas.
> Entretenimento a bordo
Como já está virando uma tendência, os passageiros poderão desfrutar do sistema de entretenimento em seus próprios dispositivos eletrônicos. A partir do ano que vem, nos voos de longa duração, os passageiros terão à disposição óculos 3D Skylights para se divertir durante a viagem.

> Refeições
Nos voos curtos, dentro da Europa, não haverá refeições incluídas no preço da passagem. Apenas chá, café orgânico, suco de laranja e água serão oferecidos gratuitamente. Haverá venda de limonada, capuccino e cerveja artesanal. Na classe executiva a refeição estará incluída. Cerca de 20% do cardápio oferecido nos voos será com produtos orgânicos e haverá também sucos e smoothies naturais à venda.
> Estacionamento gratuito
Para quem vai viajar e não quer gastar uma fortuna com o carro parado no aeroporto, a Joon irá oferecer estacionamento gratuito. Mas há uma pegadinha… para isso o carro do passageiro será alugado durante sua viagem. O serviço é uma parceria com a empresa Travelcar. Para quem não quiser alugar seu carro, a empresa aérea oferecerá vagas que custam entre 40% e 70% a menos que estacionamentos tradicionais.
> Viagem surpresa
Em parceria com a Waynabox, a empresa aérea oferecerá um serviço de viagem com destino surpresa. Basta entrar no site, dizer a quantidade de pessoas e escolher as datas. A Joon cuidará do resto e alguns dias antes da viagem a pessoa recebe o kit completo: destino, horários dos voos, local em que irá se hospedar e um guia da cidade.
> Reservas
Já é possível comprar passagens através do site da Joon ou do aplicativo da Air France.
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